ASSINE
search button

Fórum de Segurança Pública vai debater sobre o Disque Denúncia em outubro

Compartilhar

A próxima edição do Fórum Permanente de Segurança Pública da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) já tem tema de discussão definido e data para acontecer. No dia 26 de outubro, a segunda edição do fórum, presidido pelo desembargador Alcides da Fonseca Neto, vai debater sobre o papel do Disque Denúncia como instrumento de defesa da sociedade contra a violência, aproveitando a comemoração dos 20 anos de existência do serviço no Rio de Janeiro. Os convidados são o professor José Vicente da Silva, ex-secretário nacional de Segurança Pública, e a jornalista Flávia Oliveira, do jornal O Globo. A mediação da mesa será feita pelo desembargador Luciano Silva Barreto.

Em reunião nesta terça-feira, dia 1°, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o desembargador Alcides recebeu, em seu gabinete, o coordenador do Disque Denúncia no Rio, Zeca Borges. Além de tratar das questões operacionais para a realização do debate, ambos deram opiniões sobre a importância do evento. Zeca considera a experiência essencial para apresentar o trabalho de cooperação com as autoridades policiais feito pelo Disque Denúncia nas últimas décadas, e poder conversar sobre pontos divergentes. “É bom que tenhamos diferentes opiniões que, mesmo que a gente não concorde, possibilitem a discussão”, diz Zeca Borges. O magistrado vê a questão da mesma forma: “A ideia do nosso debate é ter as falas que saiam da mesmice, que possamos ouvir uma linguagem diferente. Isso é o mais valioso”, diz o desembargador Alcides da Fonseca Neto.

A primeira edição do Fórum Permanente de Segurança Pública aconteceu no dia 31 de julho e abordou os papéis de atuação da polícia e do Poder Judiciário. Na ocasião, o secretário de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, participou do debate.