ASSINE
search button

Biógrafo de Mestre Valentim sugere mudança dos jacarés de bronze do Passeio para o Jardim Botânico

Compartilhar

Autor do livro Mestre Valentim, Paulo Roberto Barragat enviou carta ao secretário municipal de conservação e serviços públicos do Rio de Janeiro, Marcus Belchior Corrêa Bento,  para sugerir que a estátua dos dois jacarés de bronze  do Chafariz dos Jacarés, dentro do Passeio Público, seja transferida para o Jardim Botânico, tal como já aconteceu com as estátuas de Eco e Narciso, há alguns anos.

" Eco e Narciso foram restaurados recentemente pela Prefeitura do Rio.O ideal é que haja o restauro, também, da estátua de bronze dos jacarés, ameaçada de corrosão pelo tempo. E que façam um molde dessa estátua, em ferro ou alumínio. Para que a original fique no Memorail Mestre Valentim, criado recentemente"- explicou o antiquário e biógrafo.

Pesquisador de História da Arte, Barragat  estudou durante seis anos a vida e a obra de Mestre Valentim.

" O chafariz dos jacarés é muito antigo. Também é conhecido como a Fonte dos Amores. Foi construido junto com o Passeio Público, entre 1779 e 1783. Foi o primeiro jardim público da cidade, o Passeio. Por isso, há o risco de corrosão. O bronze na época era de boa qualidade, mas precisa ser restaurado. O restauro que a Prefeitura fez de Eco e Narciso ficou maravilhoso"- disse Barragat.