ASSINE
search button

Subprefeitura inicia plantio de 500 árvores no Méier

Compartilhar

Quem passar pela esquina das ruas Dias da Cruz e Hemengarda daqui a alguns meses terá a vista presenteada com uma florada de Ipê. O mesmo acontecerá com quem cruza a calçada da galeira de entrada para o Centro Cultural João Nogueira - o Imperator, também na Rua Dias da Cruz, uma das mais movimentadas da Zona Norte da cidade. É que estes foram alguns dos pontos que receberam o plantio de novas mudas de árvores que pertencem a espécies características do Rio de Janeiro. A plantação faz parte de uma ação coordenada pela Subprefeitura da Zona Norte 2 e a Fundação Parques e Jardins, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que se juntaram para colocar em prática o projeto de arborização simultânea do bairro com a instalação do Programa "O Rio Planta, Eu Cuido". O projeto foi criado pela Prefeitura do Rio com o objetivo de ampliar a quantidade de árvores nas ruas e a preservação delas, além de conscientizar os moradores sobre as vantagens que uma cidade mais verde pode ter.

Durante toda a manhã de sábado (29/08), técnicos e agentes da prefeitura realizaram um trabalho de sensibilização, que começou na Praça Agripino Grieco e se espalhou pela região do comércio do Méier. Folhetos educativos com diversas orientações e mais de 200 mudas de plantas ornamentais também foram distribuídas.

O Méier é o segundo bairro do subúrbio do Rio a receber esta iniciativa de reflorestamento urbano participativo. Ao todo 500 mudas serão plantadas, em 48 ruas que foram previamente identificadas pela Fundação Parques e Jardins. Entre as espécies estão mudas de Pau Brasil, Pau Ferro, os Ipês (Roxo, Branco e Amarelo), Oitis, Ingás e as frutíferas Pitanga e Araçá. Estudos mostraram que estas são espécies cujas raízes não prejudicam calçadas e nem galhos que ameacem a fiação de energia elétrica e telefonia. Mas para que o reflorestamento aconteça é necessário que o morador da rua que receberá as árvores dê o aval para o plantio. A ideia é repetir o que já aconteceu no Jardim América, pioneiro no recebimento do projeto, onde 1,2 mil novas árvores passaram a fazer parte da paisagem.

No Méier antes de chegar às ruas, a primeira ação de conscientização foi realizada no início da semana na Escola Municipal República do Peru, na Rua Arquias Cordeiro. O plantio simbólico de seis mudas no pátio e na entrada da escola, entre elas a de um Pau Brasil – espécie nativa da Mata Atlântica brasileira - foi o pontapé para o projeto e reuniu estudantes, professores e representantes de associações de moradores e entidades civis que atuam no bairro. A inclusão das crianças da rede municipal de ensino tem como objetivo transformá-las em multiplicadores, que vão distribuir para os moradores da vizinhança informações importantes sobre as características de cada uma das espécies encontradas pelas vias, parques e praças do Rio; sobre a melhor forma de plantar e os cuidados que se deve ter para manter as árvores vivas.

- A gente está chegando num momento em que é preciso começar a pensar a cidade para daqui a 50 anos. Então a gente pede que realmente as pessoas se conscientizem da importância do meio ambiente, da necessidade da sustentabilidade, e o plantio faz parte disso - salientou Roberto Horta, subprefeito da Zona Norte 2.