ASSINE
search button

Ação Social em Marechal Hermes garante cidadania aos moradores da região

Compartilhar

Centenas de pessoas estiveram neste sábado (29/08) na Praça 15 de Novembro, em Marechal Hermes, para receber atendimento de diversos órgãos municipais e estaduais no mutirão Ação Social,  promovido pela Subprefeitura da Zona Norte 1, que abrange os bairros compreendidos entre Madureira e Guadalupe. O evento tinha como objetivo garantir o acesso dos moradores a alguns serviços, ampliando o direito à cidadania. Os atendimentos aconteceram durante toda a manhã e reuniram assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais.

Entre os serviços oferecidos estavam emissão de 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade; inscrição no Programa Minha Casa, Minha Vida; orientação jurídica; esclarecimento sobre o cadastramento e o funcionamento dos programas Bolsa Família e Cartão Família Carioca; informações sobre isenção de inscrição para concursos públicos federais; orientação sobre a tarifa reduzida social de telefone e contribuição reduzida à Previdência Socia; atendimentos preventivos de saúde, como aferição de pressão arterial e verificação de glicose. Os moradores também puderam conseguir a isenção de taxas para emitir documentos, por meio da Fundação Leão XIII.

A praça foi escolhida por ser considerada o coração de toda a região. Ela está localizada no cruzamento da Avenida General Cordeiro de Farias com a Rua General Savaget. Ponto tradicional entre os moradores, está próxima aos prédios do Colégio Estadual Santos Dummont e da Escola Municipal Evangelina Duarte Batista, construções tombadas pelo patrimônio da cidade, por causa da importância que representam para o conjunto arquitetônico característico de Marechal Hermes, primeiro bairro proletário erguido no Brasil – durante o governo de Hermes da Fonseca, inaugurado em 1913 e terceiro bairro a ser planejado do país.

Os serviços ficaram a cargo dos técnicos do Departamento Estadual de Trânsito do Rio (Detran), da Secretaria Municipal de Habitação, do Centro de Referência de Assistência Social – da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, entre outros. A Comissão Permanente do Idoso também esteve presente recolhendo denúncias de maus tratos e orientando sobre o direito da população da terceira idade. Além disso, funcionários da Comlurb fizeram apresentações culturais. Uma série de atividades de recreação e a distribuição de pipoca divertiram as crianças. 

* Portal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro