ASSINE
search button

Operação Lei Seca recebe oficiais e sargentos da Polícia do Exército

Compartilhar

Trinta oficiais e sargentos da Polícia do Exército (PE) participaram, na madrugada desta sexta-feira (28), de visita técnica às ações da Operação Lei Seca (OLS) nos bairros do Leblon e Humaitá, na Zona Sul do Rio. Os representantes da unidade especializada – que estão lotados no 1° Batalhão da PE, na Tijuca, na Zona Norte – participaram da montagem das tendas das blitzes, conversaram com representantes da ação coordenada pela Secretaria de Governo e esclareceram dúvidas sobre a atuação dos agentes que estão diariamente nas ruas da cidade do Rio e em municípios interioranos conscientizando a população sobre o perigo da mistura de álcool e direção.

Antes de realizarem a visita técnica, os representantes da Polícia do Exército participaram de aula teórica sobre legislação de trânsito, referente aos casos de alcoolemia. As aulas teóricas e práticas oferecidas pela OLS servirão como complemento às disciplinas do Curso de Especialização em Polícia do Exército para Oficiais e Sargentos.

"Nosso curso está ocorrendo há sete semanas. Temos uma disciplina específica em relação às atividades de trânsito, que se chama Operações Policiais, e consta no planejamento da disciplina o tema do Etilômetro. O trabalho do Governo do Estado tem ocorrido de forma integrada. Acreditamos que, por isso, é muito importante entender a ação da OLS. Nós estamos vocacionados basicamente a atividades de trânsito, segurança e operações de guerra, sempre com o foco nas atividades do Exército, entretanto os conhecimentos adquiridos serão fundamentais, se pensarmos nos grandes eventos. É importante termos noção do trabalho de outros órgãos e instituições, casos seja necessário algum tipo de apoio", explicou o capitão da PE e instrutor-chefe do curso, Fábio da Silva Rocha. 

De acordo com o coordenador da Operação Lei Seca, coronel Marco Andrade, a apresentação teórica e prática para os membros do Exército também poderá multiplicar a conscientização na população fluminense.

"Fizemos uma aula de instrução sobre o que está previsto na legislação brasileira em relação à alcoolemia. E na visita técnica, eles puderam conhecer detalhes do que acontece na prática em uma blitz. Estes alunos do Exército, além de serem representantes de uma força secular nacional, são cidadãos. Acreditamos que eles podem conscientizar colegas e familiares e pessoas dentro do ambiente profissional. Eles passaram a conhecer a dinâmica da ação e vão levar para os seus círculos sociais o propósito da OLS", disse o coronel.