ASSINE
search button

Novas frentes de obra dos bondes de Santa Teresa têm nova etapa

Compartilhar

A Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) informa que as novas frentes de obra dos bondes de Santa Teresa terão início na próxima segunda-feira, dia 31. O trabalho será realizado no cruzamento das ruas Almirante Alexandrino, Cândido Mendes e do Aqueduto. Além disso, uma nova frente de obras será aberta na Rua Pascoal Carlos Magno, trecho entre o Largo dos Guimarães e a Rua Fonseca Guimarães. O prazo para a conclusão deste trecho é de um mês.

Para viabilizar os trabalhos, os ônibus deixarão de circular na Rua do Aqueduto, entre a sede da Comlurb e a esquina da Rua Cândido Mendes. Os ônibus que circulam no sentido Largo do Curvelo, terão seu itinerário original retomado pela Rua Almirante Alexandrino. Já os ônibus que circulam no sentido oposto seguirão pela Rua Pascoal Carlos Magno e acessarão a Rua Almirante Alexandrino pela Rua Fonseca Guimarães. Agentes da Setrans e da CET-Rio estarão em Santa Teresa para orientar motoristas e pedestres.

Nesse fim de semana também será concluída a etapa de obras civis no Largo dos Guimarães. Os trilhos já foram todos assentados e o asfaltamento está em fase de conclusão. Nesta segunda-feira a Ladeira do Castro será liberada novamente ao trânsito.

No primeiro mês de funcionamento dos bondes no trecho Carioca-Largo do Curvelo, cerca de 40 mil pessoas fizeram o trajeto. O funcionamento acontece de segunda à sábado, das 11h às 16h, sem cobrança de passagem. Quatro bondes estão aptos a circular com a média de três bondes em funcionamento simultâneo, cumprindo intervalos médio de 15 minutos. A próxima etapa será levar os bondes até o Largo dos Guimarães. Os testes neste novo trecho, entre os largos do Curvelo e dos Guimarães, estão previstos para serem iniciados no mês de outubro.

Durante os trabalhos, o acesso de veículos na Rua Carlos Brant permanece bloqueado. Já na Ladeira do Castro o acesso está sendo feito no sentido Rua do Riachuelo - Largo dos Guimarães e é exclusivo aos moradores mediante apresentação de comprovante de residência. Com a mudança, as vagas de estacionamento exclusivo para moradores da Rua Carlos Brant e Ladeira do Castro estão reservadas na Rua Paschoal Carlos Magno, entre a esquina da Rua Fonseca Guimarães, até o número 124, altura do restaurante Cultivar.

Entre a Rua do Riachuelo e o número 123 da Ladeira do Castro, os veículos seguem em mão dupla, com sistema de pare e siga. Retornos são na altura dos números 97, 165, 69 e 213. As mudanças serão mantidas até dia 3 de setembro