ASSINE
search button

Aliança Francesa do Rio de Janeiro cria curso inédito 'Francês Olímpico'

Compartilhar

A contagem regressiva para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016 já começou e a Aliança Francesa do Rio de Janeiro desenvolveu um curso inédito para atendimento aos turistas de países francófonos. O curso “Francês Olímpico” vai capacitar, durante sua primeira etapa, profissionais da rede hoteleira e pretende expandir seu alcance para outros setores até a realização do evento. 

A Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Instituição, reconhecerá o curso assinando o selo “Ici on parle Français” (“Aqui se fala Francês”), que irá identificar os estabelecimentos com profissionais capacitados pelo curso. As aulas estão previstas para ter início em setembro.

Durante o evento a cidade espera receber atletas, turistas, profissionais de imprensa e de outros segmentos oriundos de mais de 200 países. Segundo a Organização Internacional da Francofonia (OIF) existem hoje 274 milhões de francófonos no mundo, em mais de 100 países. Além disso, o idioma francês está presente em todos os continentes.  Na África, por exemplo, se regista o maior número de francófonos, com 96,2 milhões. O objetivo do curso é capacitar de forma prática, eficiente e rápida os profissionais que nunca tiveram contato com o idioma e que farão o primeiro atendimento ao público estrangeiro. O projeto também visa atender num segundo momento a Restaurantes, Agências de Turismo, Taxistas, Atendimento de transportes coletivos e lojas especializadas em turismo.

Desenvolvido pela equipe pedagógica da Aliança Francesa do Rio, o curso é composto por 5 módulos com encontros presenciais de 2h, totalizando 10h. A proposta foi apresentada para os gestores de RH de redes hoteleiras em reunião organizada pela ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), para oferecer um curso adequado às necessidades do público tanto em questões financeiras quanto para horários e tempo de duração.

O curso presencial terá o custo total de R$360 e as aulas são realizadas nas unidades AF equipadas com recursos digitais como os quadros interativos, além de um material exclusivo desenvolvido para o curso focando o universo da hotelaria com exercícios que reproduzem as situações recorrentes no cotidiano do profissional e que buscam uma abordagem ativa através da observação e dedução. A apostila exclusiva vai auxiliar no aprendizado específico das competências de compreensão e produção orais para realizar atividades como: fazer check in/ out, informar direções, dicas de segurança, atender telefones e realizar serviços extras.

A Aliança Francesa recomenda que o aluno também expanda o aprendizado adquirindo em paralelo o nível A1 do Curso à distância (Aliança Francesa À Distância), que tem o objetivo de desenvolver as competências de compreensão da língua. Assim, o aluno pode adquirir uma bagagem mais ampla de estudos. Caso o aluno deseje continuar seus estudos presencialmente, a Aliança Francesa do Rio de Janeiro oferece 20% de desconto para profissionais que trabalham em hotéis associados a ABIH.

Serviço:

Curso Francês Olímpico

Carga horária: 5 módulos de 2h cada/ 10h total

Consulte as unidades Aliança Francesa que oferecerão o curso

Tel.: 2519-4118