ASSINE
search button

Francisco Dornelles recebe título de benemérito do Rio de Janeiro

Políticos destacaram que vice-governador é espelho da vida pública

Compartilhar

O deputado estadual Zito (PP/RJ) promoveu uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para entregar o título de benemérito do Estado ao vice-governador do Rio, Francisco Dornelles (PP/RJ). O governador Luiz Fernando Pezão, o subprocurador-geral de Justiça, Ertulei Laureano Matos, o presidente do TRE-RJ, Edson Aguiar de Vasconcelos, o presidente da Fundação Getúlio Vargas, Carlos Ivan, e o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Paulo Protasio, estiveram presentes e destacaram que Dornelles é um líder político, que seve de espelho para a vida pública.

Emocionado, Dornelles recebeu a homenagem, lembrando de sua trajetória política e da importância histórica da casa onde recebeu o título. "O país vive um período de grande ajuste financeiro", declarou, salientando os desafios dos estados neste cenário econômico e apontando que o caminho nesta situação seria o aumento da capacidade de investimento dos Estados. "Ao deputado Zito, meu profundo agradecimento. (...) Essa condecoração me acompanhará sempre, estará sempre ao meu lado, como fonte de inspiração."

O governador Pezão, se referindo ao seu vice Dornelles como grande professor, destacou que são poucos os políticos brasileiros com similar carreira política, marcada pelo brilhantismo, a humildade e a tranquilidade. "[Dornelles] prestou serviços incontáveis ao país, e ainda tem muito a ensinar. Dornelles sempre me abrigou na vida política desde antes de ser prefeito de Piraí, é um orgulho imenso ser governador do nosso Estado ao lado dele", disse.

O deputado Zito destacou a importância do vice-governador para a história política brasileira. "Dr. Dornelles, o senhor é um exemplo de homem público, o senhor é um espelho de vida pública para todos nós. Eu me orgulho muito de vossa Excelência e tenho a certeza que muitos políticos, hoje, têm o senhor como um grande líder", destacou. 

O presidente da Fundação Getúlio Vargas, Carlos Ivan, em nome da FGV, agradeceu por toda a contribuição de Dornelles ao país. "[Queremos] agradecer todos esses anos, por todo esse trabalho, dizer que o seu exemplo, para o país, com ética, com objetividade, racionalidade, é uma coisa muito rara nos dias de hoje", disse. 

Paulo Protasio, em nome dos empresários do Rio de Janeiro, salientou o reconhecimento que se faz por toda a vida política de Dornelles. "O Pezão tem a sorte de ter Dornelles ao seu lado. E nós temos a sorte de ter o Dornelles agora reconhecido por esta causa com seu título de benemérito." 

O presidente do TRE-RJ, Edson Aguiar de Vasconcelos, também falou de Dornelles como exemplo de ética e simplicidade.