ASSINE
search button

Estado vai oferecer novos cursos de qualificação profissional em áreas com UPP

Compartilhar

O governador Luiz Fernando Pezão participou, nesta quinta-feira (27/8), da cerimônia de assinatura do acordo de cooperação entre a Faetec e o Ministério do Trabalho, que oferecerá 1.443 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional para moradores de 22 comunidades do Rio com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). O convênio foi firmado no Palácio Guanabara e contou ainda com as presenças dos secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, de Trabalho e Renda, Arolde de Oliveira, de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, e do presidente da Faetec, Wagner Victer.

Para Pezão, a qualificação profissional é a oportunidade que os jovens precisam para mudar de vida. "A gente tem visto que, quando esses jovens têm uma profissão, eles conseguem acessar o mercado de trabalho de forma mais rápida. As empresas estão ávidas por pessoas qualificadas, mesmo neste momento difícil do país, e eu sou testemunha do esforço da Faetec de, cada vez mais, qualificar os nossos jovens", afirmou o governador.

O programa de oferta de cursos pela Faetec integra o Plano Nacional de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego e receberá verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Os cursos têm como objetivo a criação de novas oportunidades de emprego e geração de renda em áreas pacificadas.

As vagas serão para a formação em: Artesanato com Material Reciclável, Aproveitamento Integral de Alimentos, Camareira em Meios de Hospedagem, Copeiro, Recepcionista, Costureiro, Auxiliar Administrativo e Almoxarife. Os cursos foram definidos com base em demandas das próprias comunidades e têm previsão de início ainda no segundo semestre deste ano.

Os interessados poderão se inscrever em postos móveis da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, que circularão pelas comunidades beneficiadas. A seleção priorizará os candidatos que estejam desempregados e os já cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (SINE). O projeto também prevê cotas de vagas reservadas para mulheres e pessoas com deficiência.

A parceria beneficiará as comunidades do Complexo do Alemão, Andaraí/São João, Arará/Mandela e Manguinhos, Borel e Salgueiro, Camarista/Méier, Jacarezinho, Macacos, Caju e Mangueira, Vila Cruzeiro, Providência, Prazeres, Batan, Cidade de Deus, Vila Kennedy, Chapéu Mangueira/Babilônia, Pavão/ Pavãozinho, Cantagalo, Santa Marta e Complexo da Mangueirinha.