ASSINE
search button

São João de Meriti debate a Educação Inclusiva nas escolas da rede municipal

Compartilhar

Na última quarta-feira (19), a Prefeitura de São João de Meriti deu início a uma programação voltada para a Educação Inclusiva no município, com a apresentação do PEI – Plano Educacional Individualizado. Palestras e atividades sobre o tema serão realizadas para os orientadores pedagógicos, professores, alunos, responsáveis e convidados da Divisão de Educação Especial. 

Realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o evento tem como objetivo promover encontros para conscientizar o público sobre a importância da Educação Inclusiva na cidade. A ação oferece formação continuada para os profissionais da área e atividades distintas, que abordam o assunto com leveza, promovendo momentos de entretenimento. 

“Considerando que a educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação a ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola”, define Denise Pereira da Silva, chefe da Divisão Municipal de Educação Especial. 

Confira a programação do evento: 

·         25/08 – Palestra: Sexualidade e Autismo

Horário: 13:00

Local: E. M. Especial Profª Mariza Azevedo Catarino

Público: Professores que atuam na EJA Especial Diurno 

·      20, 24, 26, 31/08 e 01/09 – Prestigiando o trabalho desenvolvido pelas Salas de Recursos: Visita da Equipe da Semecel às Unidades escolares. 

·   28/08 – Mostra de Trabalhos no espaço escolar com a presença dos responsáveis

Horário: 9:00 às 11:00 e 13:30 às 15:30

Local: E. M. Especial Profª Mariza Azevedo Catarino

Público: Profissionais e alunos da Escola Especial, CAEE, responsáveis e convidados. 

·         02/09 – Palestra com Marcia Denise Pletsch (UFRRJ)

Horário: 8:30

Local: CIEP 132 Munic. São João Bosco

Público: Professores que atuam na Sala de Recursos, Classe Especial, Eja Especial Diurno e 1 professor de cada U.E. que tenha aluno com deficiência. 

·         03/09 –Encontro com a Assistência Social

Horário: 8:30

Local: CIEP 180 Munic. Pres. João Goulart

Público: Professor da Eja Especial Diurno e o Orientador Educacional da U.E, são elas: E. M. Adérito Gomes Gouveia, CIEP 180 Munic. Presidente João Goulart, CIEP 132 Munic. São João Bosco, CIEP 378 Munic. Thereza Peixoto Gonçalves, E.M. Dr. Christovam Berbereia, E. M. Presidente Kennedy, E. M. Especial Profª Mariza Azevedo Catarino, E. M. Prof. Virgílio Machado e E. M. Pe. Paul Jean Guerry. 

·         12/09 – Palestra com Marcia Denise Pletsch (UFRRJ)

Horário: 08:30 - 12:30

Local: Auditório do Instituto Nacional de Tecnologia – INT com o tema Práticas Inclusivas para o Aluno com Deficiência Intelectual. Av. Venezuela, 82 – sala 701 – Praça Mauá - RJ

Público: Professores que atuem com alunos com deficiência (vagas limitadas)

Inscrição: [email protected]