ASSINE
search button

Ato por Comperj terá esquema especial de trânsito nesta segunda-feira

Será realizado um abraço simbólico à sede da Petrobras

Compartilhar

Um esquema especial de trânsito será montado nesta segunda-feira, dia 24, no Rio, Niterói, Itaboraí e São Gonçalo para o ato Juntos pelo Comperj - Refinaria já!, liderado pela Prefeitura de Itaboraí e organizado pelo Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste). O ato, que coincide com a data de aniversário de 61 anos da morte do presidente Getúlio Vargas, fundador da Petrobras, reunirá, ainda, trabalhadores, comerciantes, sindicatos envolvidos nas obras do Comperj, CREA-RJ, OAB e petroleiros, entre outros. Todos vão abraçar simbolicamente a sede da Petrobras às 14h, na Av.Chile, no Centro do Rio.

Ao todo, estão confirmados 120 ônibus: 20 deles irão estacionar em Niterói por volta das 11h (próximo ao Carrefour/Barcas). De lá, as pessoas seguirão para o Rio cruzando a Baía de Guanabara. Outros 100 ônibus se encontrarão em Itaboraí e sairão em intervalos para o Rio, partindo após as 11h do Km 304 da BR 101 (em frente à fábrica da Jotun, em Guaxindiba). No Rio, eles estacionarão em dois pontos: na Praça Paris, na Glória, e no Sambódromo, no Centro. O trio elétrico do ato pernoitará neste domingo no Centro do Rio.

A CCR barcas liberou mil passagens de ida e volta para os manifestantes, que estarão vestidos com a camiseta do evento. Os ônibus foram cedidos por empresas de transportes rodoviários, inclusive as que atuavam no deslocamento dos trabalhadores do Comperj. Os lanches foram doados por mercados das cidades, como o Costazul de Itaboraí, que também teve seu movimento prejudicado pela paralisação das obras. De acordo com os organizadores do evento, a Autopista Fluminense e a EcoPonte teriam liberado a gratuidade do pedágio dos ônibus, que estarão devidamente identificados. Contudo, a Ecoponte nega a informação, e avisa que não haverá gratuidade.

"Esse é um ato apartidário, de toda a sociedade civil. Os empresários fazem questão de nos apoiar, pois também sofrem com essa situação", diz o prefeito de Itaboraí e presidente do Conleste, Helil Cardozo. "Não será uma manifestação contra quem quer que seja, mas em favor da nossa região e da retomada das obras da refinaria do Comperj. Há soluções que podem fazer a Petrobras terminar essa obra pela metade do preço planejado, lembrando que 82% da refinaria já estão prontos. Não é possível abandonar um empreendimento desses quando só faltam 18% para sua conclusão", ressalta Helil Cardozo.