ASSINE
search button

Movimento "Juntos pelo Comperj" farão ato nesta segunda-feira

Participantes darão abraço simbólico no prédio da sede da Petrobras

Compartilhar

Integrantes do movimento "Juntos pelo Comperj - Refinaria Já!", farão um ato nesta segunda-feira (24), às 14h, quando darão abraço simbólico ao prédio da Petrobras, na Avenida Chile, no Centro do Rio. O ato é organizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), que reúne as 15 cidades impactadas pela paralisação das obras do complexo.

Parte dos ônibus utilizados no trajeto seguirá pela Ponte Rio-Niterói e a outra, até as barcas, no Centro de Niterói.  Cedidos por empresas de transportes rodoviários, inclusive as que atuavam no deslocamento dos trabalhadores do Comperj,  os veículos sairão de 12 cidades e se encontrarão na BR-101, na altura do trevo de Guaxindiba, em São Gonçalo. Só de Itaboraí são 80 coletivos, que partem, às 10 horas, de nove pontos da cidade, que terá ponto facultativo nesse dia.

Presidente do Conleste, o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, percorreu, ao longo da semana,  as cidades da região para acompanhar a mobilização dos prefeitos de perto. Ele também convidou pessoalmente todos os deputados estaduais e dos da bancada federal do Rio para o ato, assim como o governador Luiz Fernando Pezão.  Aderiram oficialmente ao protesto os municípios de Araruama, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Guapimirim, Magé, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, Saquarema, Silva Jardim, São Gonçalo, Tanguá e Teresópolis.  Maricá e Casimiro de Abreu foram as únicas cidades que não confirmaram presença no ato.  Três sindicatos também participarão, o Sintramon, dos trabalhadores do Comperj; o Sinticon, da construção civil, e o Stimmmeni, dos operários das  metalúrgicas e mecânicas de Niterói e Itaboraí.

"A região Leste Fluminense foi muito prejudicada pela paralisação das obras da refinaria. Além dos trabalhadores demitidos, perdemos arrecadação, cortamos despesas e investimentos. Só faltam 18% das obras para terminar a refirnaria. Com ela em operação, poderíamos ter esse prejuízo amenizado", explica Helil Cardozo, afirmando ser possível concluir a obra com as empresas terceirizadas dos consórcios, a um custo mais barato.

Na quinta-feira (20), Helil Cardozo recebeu seis prefeitos e representantes de outros sete municípios do Conleste. No encontro, na sede da Prefeitura de Itaboraí,  foram acertados os últimos ajustes na preparação do evento. Na ocasião, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, disse que a manifestação também servirá para exigir da Petrobras a retomada das atividades do setor naval na região.

Previsto para durar cerca de duas horas e meia, o ato "Juntos Pelo Comperj - Refinaria Já" contará com um trio elétrico estacionado em frente à Petrobras, que servirá de palco para que locutores, autoridades e representantes de entidades de classe se manifestem. 

"Esse é um ato apartidário, de toda a sociedade civil. Os empresários fazem questão de nos apoiar, pois também sofrem com essa situação e sabem do nosso trabalho no sentido de amenizar os efeitos dessa crise", diz Helil Cardozo. "Não será uma manifestação contra quem quer que seja, mas em favor da nossa região e da retomada das obras da refinaria do Comperj", finaliza.