ASSINE
search button

Linha 4 do Metrô instala sistema de captação de água de chuva para reuso em escola

Compartilhar

As ações de reaproveitamento de recursos naturais dentro dos canteiros de obra da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema) se estendem para as escolas públicas da cidade, com o Programa de Educação Ambiental. Nesta quarta-feira (12/08), a equipe de Meio Ambiente do Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras entre Ipanema e Gávea, inaugurou um sistema de captação de água de chuva para reuso na Escola Municipal e Colégio Estadual Reverendo Martin Luther King, no Estácio.

Composto por uma bombona conectada à calha do telhado, o sistema é capaz de armazenar até 200 litros de água para reuso. Nesta quarta-feira, os estudantes utilizaram a água para regar mudas de árvores frutíferas, como goiabeira e pitangueira.

"A água também pode ser usada para a limpeza da escola, se for necessário. Apesar de não ser potável, é limpa", explica Isabela Gonçalves, educadora ambiental a serviço do Consórcio Linha 4 Sul. "A água é um recurso precioso e é importante educar as crianças quanto a isso".

Em março e abril, alunos de sete escolas públicas do Rio de Janeiro aprenderam a fazer o sistema de captação de água de chuva com um protótipo, que contava com uma bombona de 60 litros. Os jovens usaram regadores para simular a chuva. O Programa de Educação Ambiental também oferece atividades de plantio de mudas, confecção de jardim suspenso com garrafas PET, instalação de uma tela de sombreamento e distribuição de livros com temática ecológica.