ASSINE
search button

Virgem de Nazaré peregrina pela arquidiocese do Rio neste mês vocacional

Compartilhar

A arquidiocese do Rio iniciou na manhã deste sábado, 1º de agosto, o segundo dia de peregrinação da sétima edição do Círio de Nazaré, neste ano com o tema “Caminhando com Maria, a Missionária da Esperança”, com a imagem peregrina vinda diretamente de Belém do Pará.

O primeiro local visitado foi o Centro de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, o CEASA-RJ, em Irajá, onde a Virgem Maria foi recebida pelos fiéis e trabalhadores, que saudaram a santa com bandeiras, aplausos e agradecimentos.

Logo após, a carreata seguiu ao Cemitério de Irajá onde aconteceu um momento de oração no espaço celebrativo. Em seguida os fiéis acompanharam a santa numa pequena procissão pelas ruas do bairro em direção à Igreja Nossa Senhora da Apresentação, uma das paróquias mais antigas da arquidiocese, onde aconteceu a missa Rio Celebra presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, e concelebrada pelo pároco, Padre Renato Martins e demais sacerdotes.

Inspirado pelo Evangelho do dia (Mt 14,1-12), Dom Orani reforçou que a presença da imagem de Nossa Senhora de Nazaré e este mês vocacional deve ser um período de busca cada vez maior pela santidade.

“A Palavra de hoje nos é dirigida e nos coloca em situações das quais não podemos nos esquecer. Vimos no Evangelho que Jesus e João Batista incomodavam tanto que João foi sacrificado por testemunhar o plano de Deus. Que possamos proclamar a esperança mesmo com as rejeições que encontramos como nos lembrou o Evangelho. Pela experiência dessa misericórdia de Deus podemos sempre renovar a nossa vida e anunciar as pessoas que tudo pode ser renovado, transformado em Jesus Cristo, Nosso Senhor. Que pela presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e nesse mês vocacional sejamos, todos nós, vocacionados a santidade e dessa forma missionários da esperança”, exortou Dom Orani.

Logo após a Celebração Eucarística, o cortejo seguiu para a Casa Nossa Senhora de Belém, onde foi rezado o Ângelus.

Na Arquidiocese do Rio, a imagem estará em peregrinação até o dia 2 de agosto. Confira a programação:

Sábado, dia 1º de agosto

13h – Capela Nossa Senhora de Nazaré, Rua São Marcelo, 15 – Camorim

16h30min – Paróquia Jesus de Nazaré, Rua Ivanildo Alves, 83 – Parque Maré – Bonsucesso

18h – Visita a Cracolândia

19h30min – Missa na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, Praça Nossa Senhora de Nazaré – Anchieta

Domingo, dia 2 de agosto

7h – Café da manhã com a População de Rua, na Catedral Metropolitana de São Sebastião

8h – Missa transmitida pela TV Brasil

10h – Círio em Copacabana, concentração Forte do Leme até a Avenida Princesa Isabel

12h30min – Homenagem do Centro de Tradições Nordestinas (Feira de São Cristóvão)

15h – Terço na Capela Nossa Senhora de Nazaré, Praça Amazônia, Cacuia, Ilha do Governador

17h – Mini-Círio e Missa presidida por Dom Orani na Igreja Santos Mártires Ugandenses e Nossa Senhora de Nazaré, Rua Guaiúba, 130 – Acari