ASSINE
search button

Rio: Epitácio Pessoa terá novos desvios de trânsito a partir deste domingo

Intervenções acontecem na altura do Parque do Cantagalo

Compartilhar

Para dar continuidade às obras de construção do Acesso Lagoa à Estação General Osório (Linha 1 do Metrô), será necessário fazer novos desvios de trânsito na Avenida Epitácio Pessoa, na altura do Parque do Cantagalo, a partir das 17h de domingo, 02 de agosto, após o término do evento-teste de Triatlo que acontece no fim de semana na Zona Sul.

As intervenções vão permitir a construção da galeria de passageiros do metrô por baixo da Avenida Epitácio Pessoa. Uma nova sinalização será instalada na região. Operadores de tráfego já atuam no local, orientando motoristas e pedestres.

As alterações viárias foram definidas em conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio). O acesso aos prédios e garagens será preservado.

Os serviços serão realizados em duas etapas:

Fase 1: No domingo, 02 de agosto, uma faixa da pista sentidoLeblon (entre os números 1.844 e 2.120 da Epitácio Pessoa)será temporariamente ocupada para serviços de adequação viária. A via passa a operar com duas faixas de rolamento em direção ao Leblon. Neste trecho, também será preciso retirar a faixa de pedestres que atualmente corta o canteiro de obras. A travessia passará a ser feita a cerca de 140 metros dali, junto à Rua Vinícius de Moraes. A via permanece com esta configuração até segunda-feira, 03 de agosto, quando começa a segunda fase da intervenção.

Uma faixa da pista sentido Leblon será temporariamente ocupada para serviços de adequação viária. A via passa a operar com duas faixas de rolamento em direção ao Leblon.

Fase 2:

A partir de segunda-feira, 03 de agosto, a pista sentido Humaitá será temporariamente ocupada pelo canteiro de obras na altura do Parque do Cantagalo (entre os números 1.844 e 2.120 da Epitácio Pessoa). Com isso, neste trecho, a pista sentido Leblon, queestá sendo ampliada, passará a operar em mão dupla para receber também o fluxo de automóveis que seguem para o Humaitá. Serão duas faixas de rolamento em cada direção. A previsão é que este desvio seja mantido até dezembro. Neste período, a travessia de pedestres continuará sendo feita a cerca de 140 metros dali, junto à Rua Vinícius de Moraes.  

Pista sentido Humaitá será temporariamente ocupada pelo canteiro de obras na altura do Parque do Cantagalo. Já a pista em direção ao Leblonpassa a operar em mão dupla.

Andamento da Obra

Iniciadas em junho de 2011 com escavações no subsolo entre Copacabana e Ipanema, as obras de expansão da Estação General Osório vão ampliar a capacidade da estação.

A perfuração em rocha do túnel, que ligará General Osório à Lagoa – por dentro do Maciço do Cantagalo –, foi concluída. As novas plataformas de embarque e desembarque de passageiros estão sendo instaladas.

Atualmente, as obras estão concentradas na construção das paredes subterrâneas do acesso Lagoa, sob a Avenida Epitácio Pessoa, e no remanejamento das redes de serviços de concessionárias (água, luz, gás, telefone etc).

Expansão General Osório/Acesso Lagoa

O Governo do Estado do Rio está construindo novas plataformas para embarque e desembarque de passageiros na Estação General Osório, além de um novo acesso, que ficará na Lagoa. O objetivo é ampliar a capacidade e flexibilidade operacional da estação.  

A obra começou em junho de 2011, com escavações no subsolo entre Copacabana e Ipanema, e está prevista para terminar em meados de 2016.

O novo acesso de passageiros ficará no canteiro central da Avenida Epitácio Pessoa, nas proximidades do Parque do Cantagalo. No local, há sinal de trânsito e faixa de pedestres, para facilitar a circulação do público.Desta forma, o bairro da Lagoa será inserido no sistema metroviário da cidade.

Após a conclusão da obra, a estação General Osório estará apta a receber também os trens das linhas 2 (Pavuna – Botafogo) e 4 (Barra da Tijuca – Ipanema), além das composições da Linha 1 (Tijuca – Ipanema).

Comunicação com a Comunidade

Para um diálogo direto e permanente com a população, a Expansão General Osório/Acesso Lagoa conta com duas Centrais de Atendimento à Comunidade (CAC). Uma funciona na Rua Professor Gastão Bahiana 31A, em Copacabana,de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; e a outra junto ao canteiro de obras do acesso Lagoa, na Avenida Epitácio Pessoa, em frente à Rua Vinícius de Moraes, de segunda a sábado, das 6h às 22h. Também estão disponíveis os telefones 2135-2858 e 2525-8548.