ASSINE
search button

Operação Pavio Curto conclui primeira fiscalização no interior

Compartilhar

A Operação Pavio Curto em Petrópolis, coordenada pela Secretaria de Estado de Fazenda, foi encerrada nesta quinta-feira (30/7), após quatro dias de fiscalização em diferentes pontos do município. O término da operação, que seria hoje, foi antecipado em um dia porque o número de contribuintes que tentaram se regularizar foi tão grande, que superou as expectativas do Detran. O órgão já havia ampliado a oferta de vagas para o serviço de licenciamento em 80%. Esta foi a primeira vez que a Operação Pavio Curto aconteceu no interior do Estado do Rio de Janeiro.

A Secretaria Estadual de Fazenda considera que o objetivo foi alcançado com sucesso, já que os motoristas inadimplentes com o IPVA no município, que era de 26% apenas em 2015, buscaram se regularizar e, consequentemente, procuraram o Detran para fazer a vistoria, passo seguinte ao pagamento do IPVA. Durante os quatro dias da operação, foram aplicados 328 autos de infração e 221 veículos foram removidos para o pátio.

Para se ter ideia da repercussão que a ação causou em Petrópolis, as duas operações Pavio Curto anteriores, somadas, totalizaram 305 autuações (sendo 154 em Niterói e 151 em Nova Iguaçu) - 23 a menos do que desta vez. O número de remoções em Petrópolis também superou as outras duas edições, que resultaram em 126 (82 em Niterói e 44 em Nova Iguaçu).

Com objetivo de atender à crescente procura dos contribuintes pelo serviço de licenciamento, o Detran aumentou o número de vagas para o procedimento, passando de 300 para 540 (um aumento de 80%). Além de atender também no turno da noite, o posto do órgão no município abriu vagas para fazer a vistoria neste fim de semana, sendo que também é possível realizar o serviço nos municípios vizinhos. Para agendar o serviço, basta ligar para 0800-020-4040 ou acessar o site www.detran.rj.gov.br.

A iniciativa tem objetivo de cercar os devedores de IPVA e tem o apoio do Detran, da Polícia Militar e das prefeituras municipais. Apenas em Petrópolis, o débito em 2015 ultrapassa R$ 9 milhões, recurso que é dividido pelas prefeituras e pelo Estado.

A operação é planejada para acontecer em horários e locais que tenham menos chance de provocar engarrafamentos para evitar transtornos para os cidadãos. Além disso, um carro do Detran é posicionado em outro ponto, antes da blitz, para fazer a identificação dos placas dos veículos. Assim, apenas os que possuem irregularidades são parados, evitando o transtorno para aqueles que estão em dia com o imposto.

Os veículos que não apresentam o licenciamento anual são autuados e rebocados para o depósito da prefeitura municipal e só podem ser retirados após o pagamento do IPVA, da multa e da diária do pátio. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado é uma infração gravíssima, sujeito a multa, apreensão do automóvel e o motorista perde sete pontos na carteira.