ASSINE
search button

Operação prende quatro pessoas e inutiliza mais de 3 toneladas de alimentos

Compartilhar

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, e a Delegacia do Consumidor (Decon) realizaram, nesta quinta-feira (30), a Operação Deus nos Acuda, que fiscalizou distribuidoras de alimentos e restaurantes do Mercado de São Sebastião, na Penha, bairro da Zona Norte do Rio. O objetivo foi checar irregularidades apuradas em uma investigação da Decon. Ao todo, quatro pessoas foram levadas presas para a Decon: um funcionário responsável pelo frigorífico central do mercado e os gerentes do Karioca´s Restaurante, do Maná Grill e da Churrascaria Três Marias. Foram descartadas pela fiscalização três toneladas e 610 kg de alimentos impróprios ao consumo. 

Somente no frigorífico central do Mercado São Sebastião, que fica localizado na Rua do Alho, 118, os fiscais encontraram três toneladas e 530kg de alimentos vencidos, incluindo salgadinhos diversos. A Comlurb teve que ser acionada para fazer o descarte, devido à grande quantidade de alimentos. Uma parte do frigorífico central, utilizada como depósito, foi interditada. Lá havia uma grande quantidade de produtos, alguns deles com validade vencida há cinco anos. Foi dado um prazo de 30 dias para que o espaço seja esvaziado e limpo.

No Maná Grill, os fiscais descartaram cerca de 20kg de alimentos impróprios ao consumo, entre carnes e massas para salgados. No momento da fiscalização não foi apresentado o certificado do Corpo de Bombeiros. Foi dado um prazo de 48 horas para que o documento seja levado à sede do Procon Estadual. Caso o contrário, o estabelecimento será interditado.

O Karioca´s Restaurante também deverá apresentar o certificado do Corpo de Bombeiros no mesmo prazo. Lá os fiscais encontraram muita sujeira na cozinha e problemas na temperatura dos alimentos, que não estavam resfriados ou estavam com a temperatura abaixo do indicado. Os agentes deram um prazo de 15 dias para que seja efetuado o reparo na cozinha.

Não foram encontradas irregularidades no Centro de Distribuição Prezunic e no Deposito do Supermercado Princesa, ambos no Mercado São Sebastião.