ASSINE
search button

Guarda municipal faz ação de conscientização sobre tráfico de pessoas

Compartilhar

Em comemoração à Semana Nacional de Mobilização pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (27 a 31/07), a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) realizou nesta quinta-feira (30), data em que é celebrado o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, uma ação de conscientização sobre tráfico de pessoas para passageiros e usuários dos aeroportos Santos Dumont e Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão). 

Este é o segundo ano consecutivo da atuação da guarda municipal na Campanha Mundial Coração Azul, que busca encorajar a participação das comunidades e servir de inspiração para criação de medidas que ajudem a acabar com o tráfico de pessoas.

Na ação, guardas municipais distribuem nos dois aeroportos um kit com bótons e cartilhas informativas, e esclarecem sobre a prática criminosa e formas de denunciá-la. O tráfico de pessoas acontece quando alguém é retirado de seu ambiente, de sua cidade e até de seu país para fins como exploração sexual, trabalho equivalente ao de escravo, extração de órgãos humanos, adoção ilegal, entre outros. Esse crime muitas vezes passa despercebido, mas é o terceiro mais lucrativo no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Semana Nacional de Mobilização pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é coordenada no Brasil pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC) e pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), do Ministério da Justiça. Várias ações semelhantes têm acontecido em postos avançados em todas as regiões do país.