ASSINE
search button

Pezão visita a Companhia Integrada de Polícia de Proximidade no Grajaú 

Compartilhar

A 1ª Companhia Integrada de Polícia de Proximidade (CIPP) do 6º BPM (Tijuca) instalada há cinco meses, na Praça Verdun, no Grajaú, já apresenta bons resultados com reduções significativas nos índices de criminalidade e boa articulação com moradores e comerciantes. O governador Luiz Fernando Pezão irá visitar a unidade às 10h desta quarta-feira (29/7) para conferir as ações. 

São 120 PMs que realizam rondas a pé, em viaturas e motopatrulhas atuando no policiamento de proximidade pelos bairros do Grajaú, Andaraí e parte da Tijuca. Além da dinâmica ostensiva, os agentes atuam preventivamente fazendo visitas às instituições de ensino, igrejas, ONGs e comércios a fim de estabelecer um canal de comunicação direta e estreitar o vínculo com a população. Neste período foram registradas 2 mil visitas. A CIPP criou também uma Fanpage para facilitar a troca de informações com os moradores da região. 

Dentro do Sistema de Metas definido pela Secretaria de Estado de Segurança, a 1ª CIPP demonstra resultados positivos e alcançou as metas: de março a junho os roubos de rua caíram 18,7%, foram registrados 231 casos. A letalidade violenta reduziu 50 %, foram duas ocorrências. E os roubos de veículos diminuíram 45,2%, foram 40 registros.

Nestes cinco meses de funcionamento, os policiais da CIPP realizaram ações preventivas como orientações sobre segurança para os alunos da rede pública de ensino; foram feitas campanhas de doação de sangue e de distribuição de chocolates na Páscoa para crianças do morro dos Macacos, além de aulas de ginástica para idosos moradores do Andaraí, uma ação conjunta com a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Andaraí. 

O diálogo com a população tem sido cada vez mais frequente. São realizadas reuniões mensais do Conselho Comunitário de Segurança, além de encontros com moradores do Condomínio Tijolinho, com a associação comercial e com associações de moradores. A 1ª CIPP, instalada no Grajaú, é um projeto-piloto inspirado no atendimento prestado pelas UPPs. A iniciativa dá mais transparência à atividade policial, garante mais presença e agilidade no atendimento às ocorrências, pró atividade na resolução de conflitos, e assim resulta na diminuição dos índices de criminalidade e violência. O comando da Polícia Militar tem como objetivo implantar a Polícia de Proximidade em todo o Estado do Rio de Janeiro até 2018.