ASSINE
search button

Governo do Rio inaugura duas Clínicas da Família na Baixada

Compartilhar

A Baixada Fluminense ganhou duas novas Clínicas da Família nesta segunda-feira (27/7). O Governo do Rio investiu R$ 2,6 milhões na construção das unidades de Itaguaí e Seropédica e outros R$ 300 mil para equipá-las. Cada uma delas tem capacidade para atender até 12 mil pacientes por mês. A partir de agora, as unidades passam a ser administradas pelas prefeituras. Já são 16 as clínicas construídas pelo estado, sendo cinco somente neste ano. A próxima clínica será inaugurada em São Francisco de Itabapoana, na sexta-feira (31/7). Há outras cinco em construção: Bom Jesus do Itabapoana, Barra Mansa, Rio Claro, Mangaratiba e Resende.

"Investir em saúde é fundamental e reconhecemos a importância de apoiar os municípios. Vamos continuar avançando na cobertura da atenção básica. A proposta é manter o apoio às prefeituras", afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.

Com o objetivo de trabalhar a prevenção e a promoção da saúde, as Clínicas da Família contam com cinco consultórios para atendimento médico e para consulta de enfermagem, além de dois consultórios para atendimento odontológico. Cada unidade comporta a atuação de até quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, e agentes comunitários de saúde.

O Governo do Rio já entregou Clínicas da Família às prefeituras de Niterói, Bom Jardim, Três Rios, Quatis, Búzios, Paty do Alferes, Rio das Ostras, Rio Bonito, Sapucaia, Queimados, Aperibé, São Fidélis, Cardoso Moreira e Conceição de Macabu.