ASSINE
search button

Riotur discute capacitação profissional sobre a cidade

Compartilhar

A aproximação do trade turístico do Rio de Janeiro com a Embratur já começa a render frutos. Após a reunião entre o presidente Vinícius Lummertz e autoridades do segmento na sede da Riotur, no mês passado, já se consolida a primeira ação idealizada no encontro: pela primeira vez, irá ocorrer aqui a vinda de um grupo de representantes de dez EBTs (sigla para Escritórios Brasileiros de Turismo da Embratur), com uma extensa agenda de reuniões e visitas técnicas pela cidade. O intuito é capacitar esses representantes para venderem melhor o Rio como destino olímpico, já de olho também na captação de eventos para o período pós-evento.

Localizados na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia, os EBTs são ferramentas de inteligência comercial que atuam no relacionamento com a cadeia produtiva do turismo em mais de 20 mercados emissores internacionais de turistas para o país.Seu papel é apresentar o Brasil e provocar agendas de familiarização com o destino.

Na programação, que acontece entre os dias 26 e 29 de julho, estão listados diversos encontros com as autoridades locais que atuam no segmento e uma intensa agenda de visitas a locais estratégicos na cidade, com foco principal na Barra da Tijuca e na Zona Portuária.

A chegada do grupo será no dia 26, à noite, e está previsto um coquetel de boas-vindas oferecido pela Secretaria Especial de Turismo/Riotur, Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio, em que será feita uma apresentação do Rio CVB e da RIOGaleão.

O primeiro dia de visitas técnicas será dedicado à Barra. Os representantes dos EBTs irão fazer um voo panorâmico, uma visita ao Riocentro, um sightseeing pela orla e pelo Parque Olímpico e visitar dois hotéis, Grand Mercure e Windsor Barra. Neste último, terão um encontro com o Secretário de Turismo da cidade, Antonio Pedro Figueira de Mello, que fará uma explanação sobre os investimentos q a cidade vem recebendo com foco nas Olimpíadas, principalmente os voltados para o setor de turismo e hotelaria.

No dia seguinte, a agenda inclui visitações ao Maracanã, ao Centro de Convenções Sulamérica, ao Centro de Operações Rio e à Empresa Olímpica Municipal - onde assistirão a uma apresentação sobre as ações com as Câmaras de Comércio, feita pelo presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Paulo Protásio; e sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, feita pelo presidente da Autoridade Pública Olímpica, Marcelo Pedroso. O tour continua pela Zona Portuária e termina na Lapa.

O último dia começa com um café da manhã com o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, mantenedores do Rio Convention & Visitors Bureau (RioCVB) e jornalistas associados à Associação de Correspondentes de Imprensa Estrangeira, em Copacabana. O grupo almoça numa churrascaria do bairro antes de voltar aos hotéis em que estão hospedados para finalizar os detalhes de checkout.