ASSINE
search button

Projeto Ilhas do Rio promove 5º mutirão de limpeza em área de proteção ambiental

Compartilhar

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos, o Projeto Ilhas do Rio está promovendo neste final de semana o 5º Mutirão de Limpeza no Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras), área de proteção ambiental localizada na orla marítima da zona sul da cidade.

A ação envolve a coleta de lixo nas áreas terrestres e subaquáticas da unidade de conservação ambiental e também atividades de conscientização e sensibilização da população para as questões da poluição marinha.

Hoje e amanhã (18 e 19) especialistas da área ambiental, membros de organizações não-governamentais, servidores de órgãos ambientais do estado e do município, mergulhadores, estudantes de biologia e oceanografia e pescadores estarão desenvolvendo ações voltadas para a limpeza dos arredores das Ilhas Cagaras.

No primeiro dia do mutirão os envolvidos focaram as ações no recolhimento de lixo nas imediações das Cagarras, explica a supervisora de mobilização do Projeto Ilhas Cagarras, Camila Meirelles. 

“As ações de hoje focaram a coleta do lixo nos mesmos pontos dos mutirões anteriores. São locais de acampamentos montados pelas pessoas que costumam pernoitar na Ilha, o que é proibido", disse

O material recolhido durante o 5º Mutirão de Limpeza nas Ilhas Cagarras foi transportado diretamente para a Colônia de Pescadores Z-13, no Posto 6, em Copacabana, onde será realizado o levantamento qualitativo do lixo. Neste local será realizada amanhã (19) uma exposição fotográfica sobre a biodiversidade e impactos ambientais do MoNa Cagarras. Haverá também uma exposição de materiais feitos do lixo reciclável, produzido pelo Instituto Baía de Guanabara e de algumas amostras de espécies encontradas pelos pesquisadores do projeto e que fazem parte do acervo didático-científico do Museu Nacional e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Projeto Ilhas do Rio é patrocinado pela Petrobras e realizado pelo Instituto Mar Adentro e tem como objetivo fornecer dados científicos para a elaboração do Plano de Manejo do Mona Cagarras. Segundo os organizadores, desde o início foram catalogadas mais de 600 espécies de animais e plantas, algumas raras ou inéditas para a ciência.