ASSINE
search button

BRT Transolímpica tem 60% das obrasconcluídas

Compartilhar

Uma nova via expressa, livre de sinais de trânsito e com pistas exclusivas para o BRT, toma forma cortando a Zona Oeste da cidade. A Transolímpica, que ligará o Recreio dos Bandeirantes a Deodoro - chegando até a região que concentra o segundo maior número de competições olímpicas e paralímpicas das Olimpíadas de 2016, já está com 60% das obras executadas. Já é possível observar a evolução da obra, que faz parte do Plano de Políticas Públicas da Prefeitura do Rio para os Jogos Rio 2016.

Com 26 km de extensão, a Transolímpica atravessa oito bairros da Zona Oeste, como Barra da Tijuca, Curicica e Magalhães Bastos, e vai reduzir para 30 minutos o tempo da viagem que hoje dura duas horas e meia, beneficiando diariamente cerca de 70 mil pessoas. A perfuração dos dois túneis da Transolímpica, na Serra do Engenho Velho (no Maciço da Pedra Branca), já atingiu 1.297 metros de escavação do total de 1.700 metros. Eles garantirão a ligação entre Taquara e Sulacap, um antigo pleito da população, que estava no papel há mais de 20 anos. Além dos túneis, fazem parte do trajeto da Transolímpica 16 pontes e viadutos, todos em estágio avançado de execução. 

O BRT Transolímpica fará conexão com a Transcarioca, em Curicica; com a Transoeste, no Recreio; e com a malha ferroviária, em Deodoro. Com investimento de R$ 2,2 bilhões, a Transolímpica será entregue no primeiro semestre de 2016.