ASSINE
search button

Após assalto, Dom Orani reforça que cadeia é 'pós-graduação' do crime

"Tem que recuperar com educação, de outra forma", defendeu o cardeal

Compartilhar

O arcebispo do Rio de Janeiro, o cardeal Dom Orani Tempesta, falou na tarde desta segunda-feira (6) sobre o assalto que sofreu neste domingo (5), o segundo em menos de um ano. De acordo com o arcebispo, os ladrões eram jovens, aparentemente menores. Se forem presos, defendeu o cardeal, vão fazer "pós-graduação" do crime. "Acho que se você prendê-los eles vão fazer uma pós-graduação. Tem que recuperar com educação, de outra forma, de outra maneira, que os levem a sentir que têm valores que podem vir à tona, não só o mal", disse.

"O que aconteceu comigo acontece com tanta gente. O fato de um ser cardeal arcebispo chama a atenção. Eu rezo para que esses jovens encontrem famílias e pessoas que os ajudem a mudar de vida e serem felizes", completou.

Dom Orani foi vítima de um assalto na noite deste domingo (5/7), no viaduto de Quintino, na Zona Norte da cidade. O religioso estava a caminho de casa, após celebrar uma Missa em homenagem a Nossa Senhora de Aparecida para fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Paz, na Serrinha, em Campo Grande, quando foi abordado por quatro pessoas armadas, que levaram o carro do cardeal, além dos pertences de todos os ocupantes do veículo. O carro e os pertences do religioso foram encontrados na tarde desta segunda-feira (6) em Costa Barros. O crucifixo, que Dom Orani ganhou de presente do Papa João Paulo II segue sumido.

O motorista de Dom Orani chegou ser levado como réfem, mas foi liberado logo em seguida pelos assaltantes. No carro, além de Dom Orani, estava um casal de amigos italianos do cardeal. Ninguém ficou ferido. "Dom Orani tem levado à frente o que afirmou em seu discurso de posse — 'Venho como cristão, discípulo de Jesus Cristo, escolhido como apóstolo para anunciar o Reino de Deus a todos' — sendo o Pai que busca conhecer e evangelizar todas as paróquias e realidades desta Metrópole", destacou nota divulgada pela Arquidiocese do Rio na manhã desta segunda (6).

Assaltos

Segundo a nota da Arquidiocese do Rio esclarecendo a dinâmica do assalto deste domingo, os bandidos estavam em outro carro que cercou o veículo em que estavam o cardeal, o motorista e um casal de amigos italianos. Os quatro assaltantes, que estavam fortemente armados, levaram o carro e todos os pertences dos ocupantes.

Este é o segundo assalto sofrido pelo religioso em menos de um ano. Em setembro do ano passado, três homens armados, no Sumaré, abordaram o cardeal quando ele saía da residência Assumção e seguia para um debate na Arquidiocese do Rio, na Glória. Os criminosos levaram um anel, um corda, uma máquina fotográfica e uma caneta. Na fuga, os bandidos deixaram para trás quase tudo que foi roubado, após reconhecerem o religioso.

>> Dom Orani é assaltado em Quintino, na Zona Norte do Rio

>> Dom Orani celebra a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora ao Rio

>> Dom Orani Tempesta é vítima de assalto em Santa Teresa