ASSINE
search button

MP-RJ capacita membros em Mediação de Conflitos

Compartilhar

Membros e servidores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) encerraram, na sexta-feira (3/07), a última etapa do Curso de Capacitação em Mediação de Conflitos. Os 28 inscritos foram capacitados como multiplicadores do conhecimento sobre o tema. De acordo com a coordenadora do Grupo de Mediação e Resolução de Conflitos, Anna Maria Di Masi, em setembro será realizado o primeiro curso ministrado pelos multiplicadores.

“A conclusão deste curso garante autonomia ao MP na capacitação de novos alunos e no estabelecimento de parcerias com outras instituições”, afirmou Di Masi. Segundo a coordenadora, foram assinados convênios com a Magistratura, UPPs e a Light. Estão em análise acordos com a Defensoria Pública, a secretaria de Assistência Social do Estado e o Instituto de Soluções Avançadas (ISA-ADRS). Esse último prevê parceria em pesquisas acadêmicas, grupos de estudos, preparação de material didático e atendimento com supervisão.

A expectativa é de que com a entrada em vigor do novo Código de Processo Civil em 2016 e com a promulgação da Lei 13.140/2015 ocorra grande demanda por atualização no tema.

“Com a aplicação das novas normas, espera-se uma mudança na cultural institucional, tanto no MP quanto na Polícia”, explicou a professora do Instituto de Soluções Avançadas, Célia Passos. Segundo ela, a aplicabilidade da metodologia da mediação de conflitos envolve diversas áreas de atuação do MP, como Infância, Vara de Família, Criminal e Institucional, entre outras.

Di Masi também espera fechar, nos próximos dias, um programa de capacitação de professores, solicitado pelo CAO Educação. Também prevê, em 2016, um evento nacional sobre o tema, sediado no MPRJ.

Fonte: Ministério Público do Rio de Janeiro