ASSINE
search button

Governo do Rio entrega espaços esportivos revitalizados

Segunda fase do projeto Travessia prevê intervenções em 11 localidades do Rio e Baixada Fluminense

Compartilhar

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude entregou, neste sábado e sexta-feira (03 e 04/07), dois espaços esportivos reformados, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense e na comunidade do Borel, na Tijuca, na Zona Norte do Rio. Por meio do projeto Travessia, uma parceria entre a Seelje e a Light, através da Lei de Incentivo ao Esporte, locais destinados à prática esportiva e de lazer estão sendo recuperados em todo o Estado.

- A intenção da nossa secretaria é ampliar o Travessia para outras localidades do estado, como a Baixada Fluminense. Começamos por Nova Iguaçu, com um espaço muito bacana e voltado para todas as idades. A comunidade tijucana do Borel também merecia uma quadra reformada para que crianças e jovens possam praticar esportes. É importante que a população cuide destes espaços e tenho a certeza de que serão bem tratados – afirmou o secretário Marco Antônio Cabral.

Na praça, localizada entre as Ruas Edgar Contrim e José Bulhões, no bairro Monte Castelo, em Nova Iguaçu, foi construído um espaço esportivo, no qual conta com um campo de grama sintética, um parquinho e uma academia da terceira idade. No local, um novo sistema de iluminação, com fornecimento de refletores em LED, foi instalado para dar mais conforto aos usuários que queiram utilizar o espaço à noite. Além disso, houve a construção de novo piso com pintura especial e mesas de jogos. O subsecretário de Eventos e Esporte da Seelje, Cyro Delgado, esteve presente na inauguração, realizada neste sábado (04/07).

Morador do bairro, seu Paulo aprovou o novo espaço em Monte Castelo.

- Eu vou dar férias para a bicicleta e vou malhar porque eu quero ficar um velhinho bonitão, saradão e cheio de juventude até os 100 anos – brincou Paulo.

Quadra poliesportiva do Borel

Na última sexta-feira (03/07), também foi entregue à população a quadra poliesportiva do Borel, na Tijuca. Localizada na Rua São Miguel, principal via da comunidade, o espaço recebeu a reforma do alambrado, com troca de tela e recuperação da estrutura, com a troca de tubos e alongamento. Além disso, dois vestiários foram reformados e a fachada interna da quadra recebeu nova pintura e demarcações. O projeto ainda forneceu duas balizas de futebol e estrutura para a prática de vôlei, com rede. Para aproveitamento total do espaço, a quadra agora conta com uma cobertura metálica para utilização em dias chuvosos.

Jonathan Milioli, de 15 anos, e Christian Cardoso, de 14, são moradores do Borel e lembram como era o espaço antes da reforma.

- Estava tudo bem quebrado e sujo. Não tinha nem trave. Agora, o futebol vai rolar direto – comemorou Christian, torcedor do Vasco da Gama.

Capitão Douglas, da UPP da comunidade tijucana, conta que um dos objetivos da pacificação é levar projetos de prevenção contra as drogas.

- Por muito tempo, o Borel estava carente de bons espaços. Ter uma quadra reformada, além de ser um atrativo a mais para os moradores, reforça o sentido de dignidade que queremos que a comunidade tenha – disse o capitão.

A segunda fase do projeto Travessia beneficiará a população de 11 localidades, não só da cidade do Rio de Janeiro, como também da Baixada Fluminense, com mais de 18 equipamentos esportivos novos, incluindo academias ao ar livre, academias da terceira idade, campos de grama sintética e quadras poliesportivas, além da doação de materiais esportivos para projetos já em andamento nestes locais.