ASSINE
search button

Moradores de comunidades cariocas participam de mutirão de limpeza

Compartilhar

Os moradores das comunidades do Cerro-Corá, Vila Cândido e Guararapes, no Cosme Velho, na Zona Sul do Rio de Janeiro, participaram na manhã deste sábado (04/07) de um mutirão de limpeza do programa Rio Carioca. Como parte do projeto “Carioca, tá limpo?”, as equipes do RioSolidario, Associação de Moradores dos Guararapes, Inea, Rio+Social e ONU montaram uma força-tarefa para conscientizar a comunidade sobre a importância de não poluir as águas.

Durante a caminhada, as crianças ajudaram a recolher o lixo às margens do rio e distribuíram cartilhas com dicas de como participar da ação. "O Rio Carioca faz parte da história da nossa cidade. O mais importante é mobilizar os moradores para que eles entendam que é preciso cuidar do rio e não jogar lixo. A participação das crianças é fundamental nesse trabalho de conscientização. Com a limpeza, comunidade e meio ambiente saem ganhando", disse a diretora do RioSolidario, Liliana Pinelli.

Na ação, a Comlurb distribuiu caçambas pelas ruas e montou dois pontos de coleta de material reciclável. Para os organizadores, a campanha vai incentivar a revitalização do Rio Carioca para que ele continue sendo uma fonte de abastecimento e lazer. "Um longo trabalho será feito com a comunidade. O objetivo é mostrar para todos que jogar lixo no chão e no rio polui e gera multa", ressaltou Rosane Botelho, responsável pelas campanhas informativas do Inea.

Um grupo de voluntários da ONU também vai desenvolver um trabalho de conscientização com os moradores. A ideia é que, durante um ano, os voluntários formem jovens agentes da própria comunidade que divulguem a mensagem de preservação do rio. "Estamos atendendo a um pedido dos moradores que sempre trouxeram essa demanda nas reuniões mensais. A participação de todos ainda é difícil, mas esperamos que, com a mobilização, as pessoas ajudem mais", afirmou a relações públicas da UPP Cerro-Corá, Daniela Chagas.

Durante o mutirão, contadores de história da Unicarioca também falaram sobre a história do Rio Carioca, que batiza os moradores da cidade.