ASSINE
search button

Secretaria de Cultura do RJ abre chamada pública para área de museologia

Compartilhar

A partir desta segunda-feira, 22/06, estarão abertas as inscrições para a chamada pública de seleção de profissionais da área de museologia. Serão oferecidas 40 chances para a capacitação em oficinas técnicas e oito nas jornadas Institucionalizando museus em todas as regiões administrativas do Estado do Rio de Janeiro. A seleção faz parte da chamada pública 003/2015 da Secretaria de Estado de Cultura. Podem se inscrever no processo seletivo os profissionais que já atuam na área de museologia com experiência comprovada em instituições culturais e também com pelo menos um ano de atuação na área escolhida pelo candidato no momento da inscrição. Os interessados podem se candidatar até o dia 21 de julho de 2015.

Nas oficinas técnicas serão abordados os temas ação educativa em museus, expografia, gestão cultural, plano museológico e elaboração de projetos para captação de recursos. Os profissionais que participarem das oficinas técnicas também poderão fazer parte das jornadas Institucionalizando Museus, que vão tratar das formas de criação das instituições, do estatuto e do regimento interno e também das associações de amigos destes espaços. 

Este processo seletivo vai possibilitar a formação de cerca de 2.000 profissionais para atuarem em museus e em outros espaços culturais do Governo do Estado, além de incentivar a contínua capacitação da rede de museólogos e outras carreiras afins que já atuam no setor.