ASSINE
search button

Celebração do 'Dia de Cooperar' terá serviços gratuitos, exposições e feira

Compartilhar

As cooperativas do Rio de Janeiro estão mobilizadas em várias ações de voluntariado e nas preparações para a comemoração do "Dia C" - Dia de Cooperar - no estado.  Este ano a celebração será em 4 de julho, no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, e contará com várias atividades de lazer, cultura, cidadania, saúde e qualidade de vida. Haverá ainda show com a cantora Myra Calado, que foi um dos destaques no primeiro The Voice Brasil. Uma exposição de artesanato e feira com produtos orgânicos também fazem parte do evento.

A celebração é pelo "Dia de Cooperar", que incentiva o voluntariado em cooperativas de todo o país. Impulsionado pelo Sistema OCB*, este movimento de transformação social é desenvolvido por cerca de 900 cooperativas de todo o Brasil.

O estado do Rio de Janeiro já tem 24 cooperativas participantes com diversas ações de voluntariado que visam prestar assistência aos menos favorecidos, melhorar a comunidade e preservar o meio ambiente, por exemplo. Em todas as ações, é visível o espírito do cooperativismo e a busca por uma melhor qualidade de vida para todos os envolvidos - tanto para os cooperados quanto para a comunidade.

No município de Natividade, a cooperativa Bordados vai promover, neste dia 4 de julho, a ação "Cooperativismo na Praça". Entre as atividades estão exposição de artesanato; a doação de mudas e árvores nativas; música ao vivo; caminhada e coral da terceira idade. A Prefeitura de Natividade e a Cooperativa Natcoop (Agricultura familiar) são parceiras no projeto.

Também está sendo promovida uma arrecadação, pela Cooperativa Habitacional Chave Real, em parceria com a Associação dos Pés Vermelhos, de materiais de higiene e agasalhos para o Asilo Recanto Bem Viver. 

Em Barra do Piraí, a Unimed Centro Sul Fluminense promove a campanha "Saúde na Praça", na praça Nilo Peçanha. A finalidade é reunir cooperativas e empresas da cidade que ofereçam algum serviço de forma gratuita para a população, reforçando o princípio cooperativista de "interesse pela comunidade". Entre as atividades estão reeducação alimentar, com nutricionista; academia de ginástica; assistência financeira e jurídica para os cidadãos; embelezamento; contadores de histórias coral e banda; drogaria para atendimento, com medição de pressão arterial e aferição de taxa de glicemia. Esta ação conta com o apoio do poder público, por meio da Prefeitura, da Associação Comercial e da ACEBP (Associação Comercial e Empresarial de Barra do Piraí).

O presidente do Sistema OCB/RJ**, Marco Diaz, ressalta que as cooperativas exercem o papel de promotoras do desenvolvimento econômico e social, e contribuem para a conscientização da população sobre a importância de se formar uma sociedade mais participativa e inclusiva.

Diaz conta que o evento vem para reforçar o papel do cooperativismo no país e destaca a doutrina cooperativista, que traz na sua essência a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e com equilíbrio das diversas forças sociais. Para o presidente, é certo que o "Dia C" vai se transformar no mais importante movimento de voluntariado brasileiro e que poderá ultrapassar fronteiras. "A forte presença das cooperativas nas comunidades mostra que nossa contribuição não está apenas em palavras, mas em ações efetivas e transformadoras cada vez mais fortes", completa.

Ele conta que a expectativa é muito grande para este dia 4 de julho, com a previsão de ações como a prestação de serviços sociais e de saúde, apresentações culturais e atividades esportivas e de lazer para jovens e adultos. "Pretendemos que estas atividades sejam contínuas e passem a fazer parte do calendário do cooperativismo do Estado do Rio de Janeiro", conclui.

Por dentro do Dia C

O Dia de Cooperar (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo sistema cooperativista brasileiro que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de norte a sul do País de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil. Este ano a data escolhida foi o primeiro sábado de julho (4/7), quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, que em 2015 tem o tema "Escolha cooperativismo, escolha equidade". O objetivo é chamar a atenção para o aumento das desigualdades sociais e adotar ações para reverter esse quadro. O Dia C busca concretizar um dos mais importantes valores cooperativistas: interesse pela comunidade. Em 2014, o Dia C beneficiou quase um milhão de pessoas, contou com cerca de 900 cooperativas totalizando 65 mil voluntários em todo o País. Em 2015, já são 1.139 cooperativas participantes do Dia de Cooperar com 1.482 ações voluntárias. 

Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no site: diac.brasilcooperativo.coop.br e com a unidade do Sescoop*** em seu estado.

Serviço:

Dia C

Dia: 4 de julho

Local: Lagoa Rodrigo de Freitas (Parque dos Patins)

Horário: 9h às 16h