ASSINE
search button

Pezão entrega diplomas para 5 mil formandos da Faetec no Alemão

Três escolas da Faetec na região ofertam 27 cursos profissionalizantes gratuitos

Compartilhar

A noite desta quarta-feira (1°) foi especial para cerca de 5 mil alunos da Faetec. Os novos profissionais, de três unidades instaladas no Complexo do Alemão receberam das mãos do governador do estado, Luiz Fernando Pezão, os Certificados de Conclusão de Curso, em cerimônia iniciada às 18h no Clube Social Ramos, em Ramos.

Além do governador, alunos, familiares, amigos e professores, a formatura contou com a presença do vice-governador do estado, Francisco Dorneles, do secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, do chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho Teixeira e do presidente da Faetec, Wagner Victer. O evento contou com apresentação da Orquestra da Escola de Música Baden Powell da Faetec.

"Eu acredito muito que juntar o ensino fundamental, o ensino médio, o ensino profissionalizante, é a melhor ferramenta que a gente tem para combater a violência, para combater o desemprego, para combater a má formação da nossa mão de obra. Vocês estão dando um exemplo extraordinário, muitos de vocês trabalham, se formaram, estudaram, outros estão desempregados ou estão procurando uma profissão, e vocês têm hoje um excelente curso técnico. A Faetec hoje dá os melhores cursos na formação profissional", destacou Pezão.

O presidente da Faetec, Wagner Victer, ressaltou que nas próximas semanas mais formaturas serão realizadas em locais como Ilha do Governador e São Gonçalo, e que estes profissionais serão entrevistados para trabalhar nos Jogos Olímpicos de 2016. "Hoje nós estamos formando 4.800 alunos, que fizeram cursos da Faetec desde o início do ano, cursos gratuitos no Complexo do Alemão. Esse processo, que vai ser presidido aqui pelo governador Pezão, nós vamos dar continuidade", disse.

Na ocasião, os formandos receberam seus Certificados, inseridos ao Programa de Qualificação Profissional da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que por meio da Faetec, faz parte do Programa de Integração Social e Coordenação de Ações Sociais das UPPs do Governo do Estado. Esses Certificados são frutos de um sistema digital, implantado pela Fundação, que assegura a sua autenticação ao empregador e garante mais segurança ao aluno na emissão do diploma.

Ao todo, mais de 20 cursos são ofertados nas unidades da Faetec no Complexo do Alemão. Entre os mais procurados estão os de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Confeiteiro, Eletricista Predial de Baixa Tensão, Encanador e Instalador Predial, Reparador de Aparelhos de Ar Condicionado e Recepcionista.

Recentemente, o Governo do Estado assinou o acordo de Cooperação Técnica entre a Secti, a Faetec e o Comitê Rio 2016. A parceria pretende garantir formação de mão de obra especializada para o evento, encaminhando os estudantes para o mercado de trabalho. A proposta é voltada, principalmente, para os estudantes oriundos de unidades instaladas em comunidades com UPPs. OS formados nesta quarta-feira serão selecionados para concorrer a uma das 85 mil vagas de empregos disponibilizadas pelo projeto.