ASSINE
search button

Inea inaugura portal e banco de áreas para incentivar a restauração florestal

Compartilhar

O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marcus Lima, lançam nesta quarta-feira (01/06), às 15h, o Banco Público de Áreas para Restauração (Banpar) e o Portal de Restauração Florestal.

O objetivo das duas ferramentas é facilitar o cumprimento dos compromissos ambientais de replantio por parte dos empreendedores, que terão opções de áreas disponíveis para restauração florestal no estado do Rio. A solenidade acontece no auditório da Firjan, na Avenida Graça Aranha.

A oferta de áreas será importante para os empreendedores, já que atualmente há escassez de áreas diante das necessidades decorrentes dos processos de licenciamento ambiental que, em muitos casos, preveem a restauração florestal como uma de suas condicionantes.

O portal reúne informações acerca dos compromissos de restauração no Estado, no link do Observatório Florestal Fluminense (OFF), além de conteúdo sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e um canal de comunicação com a sociedade, com mapas interativos, formulários, modelos e legislação.

Os empreendedores também terão à disposição a ferramenta Restauradora, desenvolvida pelos técnicos do Inea para a avaliação da qualidade do projeto de restauração.