ASSINE
search button

Jogos da Baixada são abertos oficialmente em Duque de Caxias

Compartilhar

Neste sábado (20/06), foi dado o pontapé inicial para a 18ª edição dos Jogos da Baixada, que agitarão a região até o dia 26 do próximo mês. O evento, que conta com apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude através da Lei de Incentivo ao Esporte, reuniu atletas e autoridades representantes dos 13 municípios participantes. Duque de Caxias, a campeã da última edição, foi a anfitriã da cerimônia de abertura dos jogos, que reunirão cerca de 2.500 jovens, entre 14 e 17 anos de idade.

"Os Jogos da Baixada são importantíssimos. É uma competição que reúne todas as cidades da baixada fluminense, e nós queremos levar cada vez mais esse tipo de projeto para baixada e para o interior. É fundamental a aproximação destes jovens com esporte e a nossa plataforma esportiva tem esse objetivo", destacou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral.

Os Jogos da Baixada fazem parte da plataforma esportiva da Secretaria, cujo objetivo é, até 2018, envolver todos os 92 municípios fluminenses em atividades esportivas e paradesportivas, com cerca de 20 mil atletas, além de dois mil empregos gerados. A plataforma conta com quatro pilares: Jogos Estudantis do Rio, Jogos Abertos do Interior, Jogos da Baixada e as Seletivas para Paralimpíadas Escolares. Estas competições se aproveitam do movimento olímpico que os Jogos de 2016 trazem para o Estado, um momento oportuno para revelar novos talentos para o futuro.

A campeã mundial de Judô e uma das grandes promessas para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016, Rafaela Silva, é a embaixadora dos Jogos. A atleta foi a responsável por ascender a pira olímpica durante a cerimônia cívica.

"Para mim é muito importante vir aqui hoje participar e incentivar estes atletas. Eu vim de uma comunidade carente e sei mais do que ninguém o que passa na cabeça deles. Eu fui olhando os meus ídolos e vi que era possível chegar na seleção e em muitos lugares Então, é importante passar este exemplo para eles também", relatou Rafaela.

Ao todo serão oito modalidades de disputa na edição deste ano: futebol, futsal, basquete, natação, vôlei, xadrez, atletismo e handebol. As competições serão disputadas em cinco cidades da Baixada Fluminense: Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Magé, Queimados e São João de Meriti.