ASSINE
search button

Pezão defende lei nacional que multe porte de armas brancas

Compartilhar

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, defendeu hoje (11) que o Congresso Nacional aprove uma lei que proíba o porte de armas brancas, como fez ontem (10) a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O projeto aguarda sanção do governador, que declarou ter a intenção de aprová-lo.

"Em princípio, não vejo problema nenhum [no projeto]. Agradeço muito à Assembleia Legislativa e espero que o Congresso Nacional tome a mesma posição", disse Pezão, que considerou a ausência dessa lei "uma falha".

A lei aprovada ontem pelos deputados estaduais do Rio multa com R$ 2,4 mil a R$ 24 mil quem for flagrado com facas, punhais ou similares que tenham lâminas de mais de 10 centímetros. A lei prevê que não será multado quem puder justificar o porte como instrumento de trabalho, e o valor da multa será definido pela Polícia Civil.

Pezão disse ainda que estão em estudo a construção e a ampliação de unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) e que a intenção é iniciar as obras ainda neste ano. Novas unidades seriam erguidas em Tanguá e Duque de Caxias.  Em Volta Redonda e Campos dos Goytacazes haveria expansão das existentes.

O governador participou do anúncio do Mapa da Pessoa com Deficiência, que será produzido pela organização não governamental (ONG) RioSolidário, em parceria com o Sebrae-RJ. Segundo a ONG, que é presidida pela primeira dama do Rio, Maria Lúcia Cautiero Horta Jardim, o objetivo do projeto é cadastrar as pessoas com deficiência do estado, cuja população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é 3,9 milhões. O anúncio foi feito no 1º Encontro Autonomia para Pessoa com Deficiência, realizado hoje na sede da Federação das Indústrias do Estado para debater políticas públicas voltadas ao tema.

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, também participou do anúncio e disse que é inadmissível que cidades não tenham planos de médio e longo prazos para a adaptação de calçadas e o transporte público. Ao deixar a mesa de abertura, Kassab disse à imprensa que os investimentos para a construção da Linha 3 do Metrô serão feitos "no seu tempo", e que são prioridades as obras de mobilidade que vão contribuir para "o sucesso das Olimpíadas", em agosto do ano que vem.

"O governo federal continuará dando todo o apoio possivel ao estado do Rio na questão da mobilidade", acrescentou.