ASSINE
search button

Blitz Legal da Light encontra “gatos” de energia na Tijuca

Operação foi realizada próximo à Praça Xavier de Brito

Compartilhar

Em operação “Blitz Legal” realizada na região da Praça Xavier de Brito (Praça dos Cavalinhos), na Tijuca, a Light, com o apoio da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), prendeu dois responsáveis por estabelecimentos comerciais que apresentavam irregularidades no consumo de energia. 

Durante a ação, foram identificadas 16 irregularidades no consumo de energia, com 6 Registros de Ocorrência registrados e 2 flagrantes. Os “gatos” de energia foram encontrados em locais como um pet shop, duas padarias, um restaurante, uma clínica veterinária, um centro de reciclagem, uma loja de serviços automotivos, uma concessionária de veículos, uma academia de ginástica e em um pronto socorro. 

A operação “Caça Furto” contou com 12 equipes da Light, que realizaram 44 inspeções na rede elétrica.

O furto de energia, conhecido como "gato", é crime com pena de até 8 anos de prisão e pode ocasionar acidentes fatais, além de incêndios e danos à rede elétrica. A conta de luz é 17% maior devido ao repasse da energia furtada.

A Light vem intensificando as suas ações para combater o furto de energia, participando das operações “Caça-Furto” e realizando projetos como o “Blitz Legal”, que são inspeções de campo e blitzes localizadas, e o “Light Legal”, que seleciona pequenas áreas para atuação voltada à melhoria dos indicadores de perdas e inadimplência.