ASSINE
search button

Morre no Rio o radialista Zé Zuca, apresentador do Rádio Maluca

Compartilhar

Morreu hoje (29), no Rio de Janeiro, o cantor, compositor, ator e radialista José Carlos de Souza, o Zé Zuca, que apresentava, há dez anos, o programa infantil Rádio Maluca, transmitido nas rádios Nacional e MEC AM do Rio de Janeiro. Ele tinha 63 anos e foi vítima de um tipo de câncer na medula.

Zé Zuca trabalhava há 34 anos com o público infantil. Entre 1985 e 1989 produziu e apresentou o programa Radioteca, na Rádio MEC, vencendo, em 1987, o Festival Internacional de Programa de Rádio de Nova York. Realizou também a produção e apresentação do programa Verso e Reverso na Rádio MEC. Gravou sete discos, sendo dois pelo selo Rádio MEC.

Desde 2004, o programa Rádio Maluca era apresentado ao vivo, aos sábados, pelo radialista, que também fazia a direção, produção, roteiro e trilha sonora. Há cerca de um ano, o programa também era transmitido pelas rádios Nacional de Brasília, da Amazônia e do Alto Solimões.

O Rádio Maluca e a faixa de programas Estação Brincadeira são referências em programação infantil no rádio para crianças e suas famílias, com artistas que fazem música e histórias para crianças e que não têm espaço nas emissoras comerciais.

Para gerir, produzir e dirigir este gênero de conteúdo e programação de rádio é necessário um especialista que tenha em sua formação e experiência profissional a união da comunicação pública, do rádio, da educação e das artes de uma maneira geral e da música e do teatro de forma específica. Zé Zuca era o único artista e radialista da cidade do Rio de Janeiro que possuía a experiência de unir tão bem todas essas áreas do conhecimento.

Ele também descobriu talentos infanto-juvenis e lançou vários artistas mirins em seus programas de rádio.