ASSINE
search button

Trezena de Santo Antônio começa no próximo dia 31

Frei Ivo fala das festividades do santo casamenteiro

Compartilhar

A partir do próximo dia 31, tem início a Trezena de Santo Antônio. O encontro de orações é a preparação para a festa do padroeiro de Portugal, realizada no dia 13 de junho, e será realizada no Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca, Centro do Rio.

Um dos responsáveis pelo convento, Frei Ivo Muller afirmou que a festa deverá reunir 100 mil fiéis. Ele informa que parte da veneração histórica do santo se dá pela proteção creditada a ele na época das primeiras invasões após a chegada dos jesuítas no estado. "Como o carioca tem essa devoção muito grande por São Sebastião, que nos protege da violência, tem também por Santo Antônio como o santo das causas perdidas, o santo casamenteiro, entre outras coisas. Muitas pessoas vêm aqui para agradecer e para pedir novos milagres em suas vidas."

O frei explicou que o dinheiro recebido durante a festa no próximo dia 13 serve para manter as despesas do convento nos próximos meses, além de utilizarem para trabalhos de caridade com crianças. "Em alguns meses, temos como pagar nossas despesas. Quando fechamos no vermelho, usamos este dinheiro nas despesas. Além disso, temos um serviço social para auxiliar os pobres, uma casa em Tanguá e estamos pensando futuramente em abrir outros projetos." Ele explicou ainda que no próprio convento funcionava uma escola de computação para pessoas carentes, no entanto por conta da obra que o convento está passando, a escola teve que acabar.

"Vêm pessoas todos os dias", contou o frei. "Seja na missa das 12h ou das 18h, vemos que durante os treze dias alguns rostos se repetem. As mesmas pessoas que vêm para agradecer, pedem também algum milagre. Nós pedimos que esse ano Santo Antônio possa conceder essa graça a essas pessoas." Frei Ivo ainda destacou que no dia 13, nas primeiras horas do dia, quando o convento é aberto para as comemorações às 6h da manhã, é comum ver pessoas de outras denominações como umbanda e candomblé indo prestar suas homenagens ao santo, já que ele também é um dos orixás nas religiões afro-brasileiras.

São treze dias consecutivos de orações em homenagem ao santo casamenteiro. No dia da festa, as missas acontecerão de hora em hora de 6h até às 18h com a distribuição de pães bentos, atendimento de confissão. Nas barraquinhas haverá a venda de lírios - um dos símbolos do santo -, velas, artigos religiosos e comidas típicas.

Confira a agenda do Convento Santo Antônio:

31 de maio - 10h - Pregador: Frei Gilmar José da Silva Tema: Senhor, fazei-me instrumento de vossa Paz.

1 de junho - 12h e 18h - Pregador: Frei Tadeu Luiz FernandesTema: Onde houver ódio que eu leve amor

2 de junho - 12h e 18h - Pregador: Frei Robson de Castro GuimarãesTema: Onde houver ofensa que eu leve perdão

3 de junho - 12h e 18h - Pregador: Frei Ivo MullerTema: Onde houver discórdia que eu leve União

04 de junho - 10h - Pregador: Frei Anselmo FracassoTema: Onde houver dúvida que eu leve Fé

5 de junho - 12h e 18h - Pregador: Frei Luiz ColossiTema: Onde houver erro que eu leve a Verdade

6 de junho - 10h - Pregador: Padre José Laudares D'ÁvillaTema: Onde houver desespero que eu leve Esperança

7 de junho - 10h - Pregador: Frei José Almiro Andrade Tema: Onde houve tristeza que eu leve Alegria

8 de junho - 12hh e 18h - Pregador: Frei Neylor José ToninTema: Onde houver trevas que eu leve Luz

9 de junho - 12h e 18h - Pregador: Frei Evaristo Pascoal Spengler Tema: Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar que ser consolado; compreender que ser compreendido; amar que ser amado.

10 de junho - 12h e 18h - Pregador: Frei Anselmo FracassoTema: É dando que se recebe

11 de junho - 12h e 18h - Pregador: Frei Clauzemir MakximovitzTema: É perdoando que se é perdoado

12 de junho - 12h e 18h - Pregador: Frei Gilmar José da SilvaTema: É morrendo que se vive para a Vida Eterna.