ASSINE
search button

Festa gastronômica de favelas do Rio terá participação de dez comunidades

Compartilhar

Criado no ano passado, a segunda edição da festa gastronômica de favelas do Rio ganhou novos territórios e opções culinárias. O 2º Circuito Gastronômico Sebrae na Mesa é organizado pelo Serviço Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas no Rio (Sebrae-RJ), em parceria com entidades governamentais, empresas e associações de moradores e associações comerciais locais.

A analista do Sebrae Susana Barroso explicou que o evento, que será em setembro deste ano, incluiu mais cinco comunidades com unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). “Ano passado, tivemos o circuito em cinco favelas e neste ano incluímos mais cinco”, disse. “Até agora temos 51 empreendimentos que se inscreveram para participar dessa edição”.

Haverá representantes das comunidades da Providência e Morro do Pinto, no centro da cidade, Salgueiro, em São Gonçalo, Santa Marta, em Botafogo, Tabajaras/Cabritos, Chapéu Mangueira/Babilônia, em Copacabana e Rocinha e Vidigal, em São Conrado, zona sul do Rio.

A festa gastronômica será feita nos três primeiros finais de semana de setembro. Estão previstas ainda atividades culturais paralelas ao evento. No ano passado, pratos criativos estiveram no cardápio, como risoto de mexilhão e harumaki de feijoada, além de feiras de artesanato dos moradores locais. Os pratos da segunda edição ainda estão sendo escolhidos pelos estabelecimentos participantes e devem ser divulgados em breve, informou Suzana.

O curso de capacitação aos participantes do evento, pré-requisito para participar da festa, foi feito na semana passada. O Sebrae deu consultoria aos empresários do setor gastronômico. Além da capacitação em gestão, neste ano também foram oferecidas oficinas para aperfeiçoamento de técnicas de gastronomia para redução de desperdício, diminuição do custo por troca de ingredientes, entre outras.