ASSINE
search button

Alerj aprova em primeira votação projeto de lei que tipifica roubo de bicicleta

Compartilhar

Foi aprovado hoje (26), em primeira votação, pelo plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o projeto de lei 444/15, que cria um sistema estadual contra o roubo e o comércio ilegal de bicicletas. A votação foi por unanimidade, e a segunda votação deve ocorrer na próxima semana, seguindo para sanção do governador Luiz Fernando Pezão.

A proposta analisada uniu projetos dos deputados André Ceciliano (PT) e Martha Rocha (PSD), com sugestões feitas pelo presidente da Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio, Raphael Pazos, após o assassinato do médico Jaime Gold, em assalto na Lagoa, na semana passada.

De acordo com Martha Rocha, o projeto cria a tipificação para roubo e furto de bicicleta, como já ocorre com roubo e furto de veículo e de celular. “A finalidade é você ter a possibilidade de uma estatística mais ágil e que você identifique outras questões importantes para a investigação. Hoje, a bicicleta é um produto economicamente rentável, então da mesma forma que você enfrenta o ferro-velho para coibir o roubo e furto de veículo, você enfrentar a venda de peças pela internet, porque essas bicicletas podem estar sofrendo processo de desmanche e essas peças podem ser roubadas”.

Durante protesto no fim de semana, Raphael Pazos pediu a colaboração da população para coibir a venda de peças de bicicletas roubadas. “Roubo e furto de bicicleta começou a crescer de forma exponencial. Não adianta criticar o poder público enquanto os ciclistas não pararem de fazer a demanda, porque quem está comprando em sites de compra e venda on-line, sem nota fiscal, está favorecendo esse tipo de roubo, está fazendo a demanda para que isso continue girando”.

Marta Rocha explica que a ideia também é criar um cadastro das bicicletas roubadas, para facilitar o retorno para o dono, caso ela seja recuperada. “O segundo ponto [do projeto de lei] é criar um cadastro, que possibilite a identificação dessa bicicleta, lembrando que a bicicleta está prevista no Código Nacional de Trânsito, para que essa bicicleta possa ser devolvida para o seu verdadeiro dono. Quando você consegue recuperar o bem, indiretamente você atinge a sensação de insegurança”.

Pela proposta, o cadastro será feito pelo Instituto de Segurança Pública, com o lançamento do número de série, da cor e do modelo da bicicleta roubada.

Amanhã (27), às 10h, a Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Alerj, presidida por Martha Rocha, promove uma audiência pública para discutir a violência contra ciclistas.