ASSINE
search button

Detro retira 284 veículos de circulação em maio

Compartilhar

Entre os dias 1º e 25 de maio, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) multou 766 veículos e retirou de circulação 284. No total, foram aplicados R$ 2.428.576,23 em multas. Durante o período, os agentes atuaram no combate ao transporte irregular de passageiros e fiscalizaram as condições da frota regular.  

As ações diárias de repressão ao transporte clandestino de passageiros, realizadas em todo o estado, resultaram no encaminhamento de 175 veículos - entre vans, kombis, ônibus e carros de passeio flagrados em situação irregular - ao depósito público. As equipes também flagraram infrações previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), aplicando outras 377 multas.

Em relação à frota regular, foram removidos 103 ônibus e seis vans regulares. Os principais problemas detectados foram descumprimento de horário, documentação  irregular, selo de vistoria vencido, mau estado de conservação, roleta fora do padrão, falta do adesivo com telefone da Ouvidoria e plataforma de cadeirante com defeito. No período, os fiscais ainda aplicaram 121 multas no coletivos e 13 nas vans.  

Segundo o presidente do Detro, Carlos Luiz Martins, a fiscalização seguirá nas ruas diariamente, coibindo as irregularidades. "Nossas equipes continuarão atuando fortemente, tanto no combate ao transporte sem autorização, que oferece riscos sérios aos passageiros, quanto verificando o serviço prestado pelas vans e empresas de ônibus regulares. Nosso foco é melhorar a qualidade e segurança do transporte rodoviário no Estado", explica.

Desde 1º de janeiro, já foram apreendidos 1.792 veículos e aplicadas 5.074 infrações. Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. Para colaborar, os cidadãos podem utilizar a Ouvidoria por meio do telefone (21) 3883-4141 ou pelo e-mail [email protected].

Na manhã do último sábado (23/05), no Pão de Açúcar, agentes do Detro apoiaram ação da TurisRio, com objetivo de combater o transporte de fretamento turístico sem autorização. Entre 9h e 13h, as equipes multaram sete veículos por transporte de passageiros sem autorização e infrações ao Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Deste total, três vans foram encaminhadas ao depósito público. O valor das multas aplicadas chegou a R$ 13.665,90.