ASSINE
search button

Mais de 6 mil pessoas visitam Arena Sesi Matemática no Rio

Compartilhar

A matemática foi a grande protagonista da Praia de Copacabana e do Parque de Madureira neste fim de semana. Mais de 6 mil pessoas passaram pela Arena Sesi Matemática - realizada simultaneamente nos dois locais, para aprender e se divertir. Triciclos de rodas quadradas, games, labirintos e diversos outros desafios foram as atrações do evento gratuito. O objetivo da Arena é mostrar que a matemática está no dia a dia, que muitas vezes algo só é possível de acontecer por conta dela e que a matéria não é o “bicho papão” que parece.

Moradora de Copacabana, Maria de Fátima Barbosa, que é professora de matemática aposentada, aprovou a iniciativa. “Na minha época não existiam esses recursos e os alunos sempre tiveram medo da disciplina, talvez por causa da quantidade de números. Com certeza esses novos recursos de ensino facilitam o aprendizado, porque eles absorvem o conteúdo sem nem perceber, já que o fazem brincando”, disse ela, que visitou a tenda na praia com a neta de 10 anos. "A aula seria bem mais legal se fosse com jogos. Quero que minha escola seja assim", disse a pequena Maria Eduarda.

A Arena faz parte das ações do programa Sesi Matemática, criado em 2012 pelo Sistema Firjan para facilitar e melhorar o ensino da disciplina. A metodologia inclui games para aproximar os estudantes da matemática. “Essa metodologia acontece nas salas de aula e a Arena é uma forma de trazermos isso para as ruas, mostrando para todo mundo que ela está em todo lugar. Está na bicicleta, nos games, nos labirintos, em tudo”, disse a diretora de Educação do Sistema Firjan, Andréa Marinho.

A partir de junho, a Arena Sesi Matemática começa a ser realizada em outros municípios do estado do Rio.