ASSINE
search button

Dia Municipal para Redução de Desastres é comemorado na Praça do Pacificador

Compartilhar

A Praça do Pacificador, no Centro de Caxias, foi o palco escolhido pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Políticas de Segurança (SEMDECPS) para celebrar neste sábado (23/05) com uma grande ação e festividade o Dia Municipal para Redução de Desastres. A data foi instituída pelo prefeito Alexandre Cardoso através do decreto 6285, do dia 1º de abril de 2013.

Diversas ações e simulados de mobilização preventivas contra desastres foram realizadas pela Defesa Civil e por bombeiros militares. Em parceria com a SEMDECPS, secretarias municipais, organizações parceiras, policiais do 15º BPM, Lei Seca e Fuzileiros Navais, ocuparam toda a praça com mais de 40 tendas de serviços e informações aos munícipes.

“É um dia emblemático e importantíssimo para nossa cidade. Marca os avanços desta rede com ações importantes nas escolas, comunidades e bairros, como, os projetos "Escolas Seguras, Alunos Resilientes" e "Crack é Possível Vencer", entre outros. Desta forma, trazemos mais dignidade e uma segurança maior para nossa cidade. São 30 anos da Defesa Civil em Duque de Caxias. Estamos avançando nesta missão dupla da Defesa Civil com a Segurança construindo uma cidade mais resiliente”, disse o secretário municipal de Defesa Civil e Políticas de Segurança, o tenente-coronel Marcello Silva Costa.

Bombeiros do Grupamento de Bombeiros Militar fizeram demonstrações de exercícios operacionais de salvamentos com produtos químicos e perigosos, cordas e rapel. Houve ainda a participação das equipes da Defesa Civil Municipal; Processo Apell; Rede Municipal de Servidores, Voluntários e Amigos da Comunidade (Rede SVAC); Cruz Vermelha Brasileira; e do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP).

Em paralelo aconteceu uma ação social com vários serviços com as secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos; Saúde; Educação; Trabalho, Emprego e Renda; Cultura e Turismo; Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento; Esporte e Lazer; Serviços Públicos; Guarda Municipal; e Fundec. 

Os alunos da rede municipal de ensino realizaram uma apresentação do projeto “Escolas Seguras, Alunos Resilientes”, desenvolvido pela secretaria municipal de Defesa Civil em conjunto com a Educação. O exercício simulado de desocupação tem como objetivo desenvolver nas crianças e profissionais da escola a noção de comportamento diante de situações de perigo.

“Sempre sonhei em ser bombeiro e consegui desenvolver este potencial como voluntário”, afirmou Isaque Estalin, de 18 anos, instrutor da Rede SVAC, e morador do bairro da Paulicéia.