ASSINE
search button

Primeiro-ministro chinês visita Centro Administrativo do MetrôRio

Compartilhar

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, acompanhado do governador Luiz Fernando Pezão, visitou, nesta quarta-feira (20/5), o Centro Administrativo do MetrôRio, na Cidade Nova. Ele conheceu um dos 15 trens chineses que vão circular na Linha 4 do Metrô, que será inaugurada em junho de 2016. Nove composições fabricadas na China já chegaram ao Rio de Janeiro. Até o fim de 2015, outros seis trens vão desembarcar na cidade.  

Segundo o primeiro-ministro, a China pretende aumentar seus investimentos no Estado do Rio de Janeiro. "Os dois governos chegaram a um consenso para ampliar os investimentos na cidade e no Estado do Rio. A parceria vai ajudar a promover empregos, e poderemos atender melhor aos interesses da população", disse Li Keqiang. 

De acordo com o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio, o Governo do Estado já negocia a possibilidade de receber um centro de manutenção de trens em Deodoro, na Zona Oeste, e uma fábrica de composições chinesas para atender a todo o Brasil e à América do Sul. Além disso, pretende viabilizar financiamentos e investimentos para ampliar a malha metroferroviária e aquaviária fluminense. 

Outro projeto, o da ferrovia Rio-Vitória (ES), também será discutido nesta quarta-feira (20/5) com os chineses. "Eles demostraram interesse em participar do financiamento, da operação e, eventualmente, da construção da ferrovia. O Rio de Janeiro e o Espírito Santo apresentaram um projeto, aprovado pelo Governo Federal, de criação desta ferrovia que vai ligar os portos de Itaguaí, Sepetiba e do Rio à Reduc, ao Comperj, aos portos de Macaé, do Açu, e aos portos Central e de Vitória, no Espírito Santo. Ela faz parte do Plano de Infraestrutura e Logística (Pil), lançado pela União em 2012", explicou o secretário de Transportes. 

O projeto já está em etapa de finalização e a proposta deve ser levada à Audiência Pública ainda no início do segundo semestre.