ASSINE
search button

Defesa Civil do Rio capacita técnicos em riscos geológicos

Compartilhar

A Secretaria de Defesa Civil, por meio da Escola de Defesa Civil (Esdec), capacitou 44 técnicos no Curso Básico de Percepção de Riscos Geológicos. O foco da qualificação, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), foi a abordagem de técnicas de prevenção e gerenciamento de áreas sujeitas às inundações, escorregamentos e enchentes.

Durante o curso, os técnicos de Defesa Civil realizaram uma visita de instrução à comunidade Rio das Pedras, em Jacarepaguá. Na ocasião, eles puderam aplicar o que foi aprendido e discutido durante as aulas, como identificação, análise a mapeamento das áreas; tipologia, cenários, indicadores e critérios; e roteiro metodológico para análise de risco.

"O objetivo do curso é promover ações que visem à prevenção de desastres naturais, que, muitas vezes, são agravados pela ocupação desordenada e/ou pela intervenção direta do homem. A proposta também é difundir o conhecimento para que os profissionais envolvidos possam intervir e criar condições que permitam a mitigação dos efeitos dos desastres, evitando ou diminuindo as perdas humanas e minimizando os prejuízos socioeconômicos", explicou o diretor da Esdec, tenente-coronel Marcio Romano.

Participaram da capacitação técnicos das defesas civis dos municípios de Angra dos Reis, Araruama, Guapimirim, Itaguaí, Macaé, Magé, Niterói, Nova Friburgo, Paracambi, Rio Bonito, São Pedro da Aldeia e Silva Jardim, além de oficiais bombeiros da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Maranhão e agentes da Cruz Vermelha Brasileira.