ASSINE
search button

Fórum Nacional na sede do BNDES debaterá desenvolvimento

Com o tema ‘A Hora e a Vez do Brasil’ encontro vai falar sobre aproveitamento de oportunidades 

Compartilhar

Será realizado, na sede do BNDES no centro do Rio, entre os dias 11 e 14 de maio, o XXVII Fórum Nacional, que abordará uma série de questões, com um olhar no futuro do país.

O presidente do Fórum, o ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, falou ao Jornal do Brasil sobre o evento: 

"O Fórum Nacional funciona ininterruptamente há 27 anos. O tema básico deste ano será ‘A hora e a vez do Brasil’”, conta ele. 

Reis Velloso deu detalhes sobre a programação, que contará com autoridades de destaque: "Nós já temos quatro ministros como convidados especiais que já confirmaram presença: Joaquim Levy, da Fazenda, o ministro do Planejamento Nelson Barbosa, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, que virá para a sessão de encerramento", conta o presidente do Fórum.

“Na sessão de abertura vamos fazer a colocação ‘O Brasil precisa integrar-se à nova revolução industrial’, que é a maior desde 1790 quando se criou o sistema de fábricas”, acrescenta ele.

Reis Velloso conta que segundo um estudo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos), são três as forças básicas dessa nova revolução industrial. 

“Primeiro o avanço tecnológico mais rápido, inclusive permitindo a criação de máquinas inteligentes, como os robôs que tomam decisões. A segunda força é a digitalização sem fronteiras. Hoje é possível digitalizar quase tudo (documentos, mapas, fotos, manuais, vídeos) e fazer a digitalização é fazer circular todas essas coisas através da internet entre os vários países. Ou seja, vamos universalizar”, explica ele.

“A terceira força são novas frentes de inovação criando novas tecnologias, como a nano-eletrônica (não confundir com a nano-tecnologia que o Brasil já usa há muito tempo”, acrescenta Reis Velloso.

O presidente do Fórum explica que vai haver ainda um painel chamado "Melhorando a governança dos três poderes da República”. “Teremos a presença da ministra do STF Cármen Lúcia para falar sobre como se pode melhorar a governança no Poder Judiciário. Já o diplomata e ex-ministro da Fazenda, Marcílio Marques Moreira, vai falar sobre como melhorar a governança no Poder Executivo. E o professor Bernardo Sorj, da USP, vai falar sobre como melhorar a governança no Congresso Nacional e também sobre a sociedade”.

Além desses três convidados falando sobre melhorias de governança nos três poderes da República, o professor Paulo Rabello de Castro vai falar sobre o ‘mito do governo grátis’. 

“Vamos ter também na sessão de encerramento o Teatro Mágico da Cultura, expressão que foi tirada do livro do escritor Hermann Hesse”, conta Reis Velloso.

Ele prossegue: “O ministro Juca Ferreira vai falar da estratégia das indústrias criativas e culturais, e teremos uma professora da UFRJ (Marlene Soares dos Santos) falando sobre tragédia grega e tragédia shakespeareana (abordando grandes obras). Reis Velloso lembra que inicialmente a convidada era a crítica de teatro e ensaísta Barbara Heliodora, que faleceu no último dia 10 de abril.

Outros convidados também participarão. O produtor e cineasta Luiz Carlos Barreto vai apresentar um plano diretor do cinema brasileiro. O roteirista e diretor de cinema e teatro brasileiro Moacyr Góes falará sobre “O Teatro e sua Magia”  e o produtor cultural, Rodolfo de Athayde vai abordar o tema "A Arte, como Deus, se dilui em tudo"

João Paulo dos Reis Velloso conclui sobre a importância do Fórum, que vai tratar de temas tão diversos: "Nós vamos falar sobre todas as coisas importantes para que o Brasil possa aproveitar suas grandes oportunidades e possa crescer e se desenvolver".

A sessão de abertura, no dia 11, será no Grande Auditório do BNDES, na Avenida Chile, 100. As demais sessões ocorrerão no Edifício Ventura, 9º andar (Torre Oeste) na Avenida Chile, 330.

Para mais detalhes: >> XXVII Fórum Nacional