ASSINE
search button

Secretaria de Fazenda promove operação no Ceasa de Irajá e faz 196 autuações

Compartilhar

A Secretaria de Fazenda realizou nesta terça-feira (14/4) a operação Ceasão no centro de abastecimento localizado em Irajá, Zona Norte da cidade do Rio. Ao longo do dia foram feitas 196 autuações, número recorde para as operações da equipe volante já ocorridas nessa unidade do Ceasa. A irregularidade mais frequente foi a venda sem emissão de nota fiscal.

A operação contou com uma equipe de 38 pessoas, entre auditores fiscais da Sefaz, agentes fazendários e servidores da Secretaria de Governo do Estado, que ocupou as três saídas da central de abastecimento. Todos os 754 veículos que transitaram pelo local foram abordados das 5 às 19 horas.

Durante a operação Ceasão, a equipe constatou que muitos restaurantes, hotéis, fornecedores de refeições industriais, fabricantes de alimentos, entre outros, fizeram compras nas lojas no Ceasa e não exigiram a Nota Fiscal Eletrônica, mas apenas o cupom fiscal. Dessa forma, não é possível identificar o CNPJ dos compradores, o que facilita a sonegação fiscal.

A ação foi promovida pela Secretaria de Fazenda e teve apoio da Secretaria de Governo com objetivo combater a sonegação fiscal no transporte de mercadorias e no comércio em geral, além da conscientização de contribuintes e consumidores para a emissão e solicitação do cupom fiscal.