ASSINE
search button

Polícia Militar já ocupa duas comunidades da Maré

Compartilhar

A Polícia Militar assumiu, nesta quarta-feira (01/4), parte do patrulhamento do conjunto de favelas da Maré, dando início ao processo de substituição gradual do efetivo da Força de Pacificação. As comunidades da Praia de Ramos e Roquette Pinto foram as primeiras a serem ocupadas pela PM. No próximo dia 1º de maio, outras quatro áreas passarão a ser patrulhadas pela Polícia Militar: Rubens Vaz, Nova Maré, Nova Holanda e Parque União.

A base da UPP da Praia de Ramos e Roquette Pinto deverá ser inaugurada em 60 dias. Outras três bases serão instaladas: Nova Holanda/Parque União; Baixa do Sapateiro/Timbau; e Vila do João/Vila dos Pinheiros. 

A previsão é que 1,6 mil policiais militares façam a segurança nas 16 comunidades da Maré. Até que as bases fixas das UPPs sejam construídas, os policiais ocuparão a sede do Comando de Operações Especiais (COE) e o destacamento já existente na Praia de Ramos.

A transição do patrulhamento na Maré ocorreu de forma tranquila. Equipes do Batalhão de Choque começaram a fazer a segurança da região à meia-noite desta quarta-feira. Às 6h, efetivos do Grupamento Tático de Motociclistas (Getem) realizaram ações na Praia de Ramos e Roquette Pinto.  Ainda hoje o Batalhão de Ações com Cães (BAC) se juntará ao cinturão.

"De forma muito corajosa, damos esse passo rumo ao processo de pacificação e reforçamos a nossa posição de que não há recuo. Sabemos muito bem o desafio que temos pela frente: a UPP tem que ser preservada e fortalecida cada vez mais. É exatamente isso que está sendo feito", afirmou o coronel Frederico Caldas, relações públicas da PM. 

A Maré foi ocupada pela Força de Pacificação há um ano. O procedimento de transição - em que as tropas federais começam gradualmente a deixar o local - foi estabelecido em protocolo de cooperação assinado pelos governos Federal e Estadual em janeiro deste ano. Todo o efetivo federal será substituído por policiais até o dia 30 de junho.

?"A expectativa é que até o dia 30 de junho já estejamos ocupando toda a área. De todo o planejamento que foi feito,  a ideia é que tenhamos em todo o Complexo da Maré algo próximo de 1,6 mil policiais", explicou o coronel Frederico Caldas. 

Os 220 policiais militares que, desde novembro de 2014, vêm patrulhando e atendendo ocorrências no Complexo da Maré continuarão atuando na área. Este efetivo faz parte da companhia vinculada à Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e integrará a UPP local. A estratégia é parte do planejamento da Secretaria de Segurança para pacificar o território formado por 16 favelas e que possui, aproximadamente, 140 mil habitantes.

O Rio tem hoje 38 comunidades pacificadas, beneficiando 1,5 milhão de moradores em 264 localidades. O programa de segurança pública que deu origem às UPPs começou a funcionar em 19 de dezembro de 2008, quando foi instalada a primeira Unidade de Polícia Pacificadora, no Morro Santa Marta, em Botafogo. Atualmente, quase 10 mil policiais militares atuam nos territórios retomados pelo Estado.