ASSINE
search button

Moradores do Leme dão abraço simbólico ao Forte e agradecem tombamento

Compartilhar

Na manhã deste domingo (29), cerca de 70 pessoas, de várias regiões da cidade, participaram de uma caminhada ecológica pelo Forte Duque de Caxias e deram um abraço simbólico no topo do morro, em reconhecimento ao decreto de tombamento assinado pelo prefeito Eduardo Paes, que considera a área patrimônio ambiental e turístico. Os moradores aproveitaram também para protestar contra a instalação do bondinho no local.

O grupo se encontrou na praça Júlio de Noronha, no Leme, às 10h, e seguiu em caminhada por 800 metros até o topo, onde se encontra o Forte Duque de Caxias. Ali ocorreu o abraço simbólico, onde, de mãos dadas, os presentes aproveitaram para agradecer ao prefeito e ao Exército Brasileiro e se manifestarem contra a instalação do teleférico que ligaria o Forte ao Morro do Pão de Açúcar. 

O evento serviu também como passeio turístico. Segundo Plínio Senna, morador do bairro, "Os participantes conheceram este sítio histórico e aproveitaram a maravilhosa vista para a Zona Sul do Rio e de Niterói". 

O tombamento ainda não encerra as possibilidades de o bondinho ser instalado. Para que o projeto seja vetado de vez, falta apenas que o projeto de lei 41/2013, de autoria do vereador Paulo Messina (SD) seja votado, e aprovado, em segunda discussão na Câmara Municipal. O projeto tem como finalidade a proibição da construção de uma terceira linha do teleférico administrado pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar. Diversas outras manifestações já foram feitas pelos que são contra a extensão do teleférico, e há inclusive um movimento denominado "Salvem o Leme" que possui um abaixo-assinado online para os internautas dispostos a ajudar a causa. Veja aqui.