ASSINE
search button

Moradores da Barra da Tijuca visitam obras da Linha 4 do metrô

Compartilhar

Uma das seis estações da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca - Ipanema), a Estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, é a que vai movimentar o maior número de passageiros, a partir de 2016: cerca de 91 mil pessoas por dia. Na manhã deste sábado (28), cerca de 60 moradores da Barra da Tijuca visitaram as obras junto com o secretário estadual de Transportes, Carlos Osorio, o secretário executivo de Coordenação de Governo da Prefeitura do Rio de Janeiro, Pedro Paulo, e técnicos do Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pelas obras entre Barra e Gávea. 

O grupo pôde ver que a Estação Jardim Oceânico será multimodal, oferecendo total integração entre o metrô e o BRT TransOeste. A Estação Jardim Oceânico do BRT é de responsabilidade da Prefeitura do Rio e será executada com o Governo do Estado. 

Completamente escavada, a Estação Jardim Oceânico já tem prontos parte do mezanino e as escadas que serão utilizadas por quem chegar à estação pelo acesso da Rua Fernando de Matos. Este acesso, aliás, está em fase de acabamentos: as estruturas metálicas de cobertura já foram instaladas, o piso de granito foi assentado e as paredes recebem pastilhas. 

Na estação, o grupo pôde ver que as plataformas de embarque e desembarque estão construídas, assim como as salas técnicas e o trecho inclinado por onde os trens vão chegar e deixar a estação.

Mais de 300 mil pessoas vão usar a Linha 4 do Metrô

A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca--Ipanema) é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A ligação metroviária entre Ipanema e a Barra da Tijuca estará à disposição dos passageiros em julho de 2016, com a operação comercial da nova linha nos mesmos horários das demais linhas do metrô. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e da Barra ao Centro em apenas 34 minutos. Os usuários poderão deslocar-se da Pavuna até a Barra da Tijuca, pagando apenas uma tarifa.

Visita às obras

A Linha 4 do Metrô abre suas portas para as visitas guiadas, desde o início das obras, e recebe moradores interessados em conhecer os canteiros. É nesta relação de transparência que os profissionais buscam o diálogo constante com a comunidade para entender suas necessidades e encontrar formas de atendê-las sempre que possível. Para visitar as obras, os interessados devem se inscrever pelo telefone 0800-0210620 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h) ou ir até as Centrais de Atendimento à Comunidade, próximas aos canteiros de obra (veja abaixo os endereços).