ASSINE
search button

Polícias Civil e Federal reforçam ações para retomar unidades habitacionais invadidas

Decisão foi anunciada após reunião entre o governador e o ministro da Justiça

Compartilhar

As forças policiais estadual e federal vão intensificar suas ações para retomar apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida ocupados irregularmente. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (26/3), após reunião entre o governador Luiz Fernando Pezão e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

"Vamos checar com a Prefeitura do Rio, que tem diversos conjuntos construídos, onde há problemas e vamos enviar a Polícia Civil, através da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais), para retirar os invasores", disse o governador.

Pezão afirmou também que vai criar um canal de comunicação para moradores denunciarem irregularidades. "Vamos checar os contratos assinados e as pessoas que moram nesses apartamentos, porque em outras operações verificamos que alguns imóveis tinham sido vendidos. Temos que ter cautela e checar. Vamos facilitar para que os moradores informem sobre os problemas e façam denúncias", afirmou.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, garantiu que as operações conjuntas entre as polícias Civil e Federal para a retomada das unidades habitacionais serão ampliadas.

"Há uma decisão do governador e do governo federal de intensificar as ações e reforçar as equipes com a definição dos procedimentos acertados hoje. Temos uma firme disposição de enfrentar esse problema e garantir àqueles que são os legítimos proprietários desses imóveis que possam permanecer neles sem nenhum tipo de afronta por parte do crime organizado. Teremos uma ação integrada, forte, firme. Não é um problema fácil de ser resolvido, têm alguns entraves jurídicos que se colocam, mas vamos ampliar nossos esforços nessa perspectiva", explicou o ministro.

Também participaram da reunião o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alberto Pinheiro Neto, o delegado da DRACO, Alexandre Capote, o coordenador operacional da Polícia Militar, coronel Lima Freire, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência Regional do Rio de Janeiro, João Luiz Caetano, o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Teotônio Costa Rezende, e Junia Santa Rosa, representando o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.