ASSINE
search button

Funcionários da UFRJ fazem paralisação em protesto ao corte de verbas 

Todas as atividades administrativas da Universidade serão paralisadas durante toda esta sexta-feira

Compartilhar

Os trabalhadores técnicos-administrativos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizam nesta sexta-feira (6), paralisação de 24 horas. Todas as atividades administrativas da universidade serão suspensas, inclusive nas Secretarias Acadêmicas, onde são feitas as inscrições de disciplinas dos calouros.

O motivo são os cortes de verbas no orçamento para a Educação pelo governo federal. Segundo o comunicado enviado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ, “as instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e os hospitais universitários de todo o país, estão passando por uma situação muito difícil, em consequência da falta de recursos. A UFRJ anda mergulhada em lixo devido à greve dos prestadores de serviços responsáveis pela limpeza da instituição, por falta de pagamento de salários, vale-transporte e tíquete-refeição”.

Em janeiro deste ano, o Museu Nacional, que é administrado pela UFRJ, foi fechado por causa do atraso nos repasses do governo federal e os serviços de segurança e limpeza tiveram que ser paralisados.

Em nota, a Reitoria da UFRJ explicou os motivos dos atrasos nos repasses de verbas. “Como amplamente noticiado pela imprensa, os recursos orçamentários alocados pelo governo federal serão liberados na forma de 1/18 (um dezoito avos) do orçamento anual pleno, até que o Congresso Nacional aprove o Orçamento Geral da União para o exercício de 2015 (previsão, março de 2015). Além disso, os pagamentos em atraso só poderão ser feitos agora, pois uma parte substantiva do orçamento do ano passado, cerca de 20% do orçamento total de custeio da UFRJ, correspondentes a quase R$ 60 milhões, foi contingenciada e não liberada pelo MEC [Ministério da Educação e Cultura]”.

Marcha Nacional também está programada para esta sexta-feira

Uma marcha também está programada para esta sexta-feira, na Praça da Cruz Vermelha, no Centro da Cidade, às 16h. A Marcha é nacional e sai em defesa dos Hospitais Universitários e da autonomia universitária, é contra a privatização da saúde e contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Estão sendo esperadas caravanas de trabalhadores de Instituições Federais de várias capitais. A manifestação foi organizada pela Federação dos Sindicatos de Trabalhadores Técnicos-Administrativos das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e mais 16 entidades e centrais sindicais.